PUB

Política

Santiago Norte: MpD aponta escassez de água como “maior problema” da população do mundo ruraL

Os deputados do MpD pelo círculo eleitoral de Santiago Norte consideraram, no sábado (8), que a escassez de água continua a ser o “maior problema” que aflige muitas famílias daquela região, sobretudo as do município de São Salvador do Mundo.
Depois de uma visita de três dias à região, para se inteirarem da situação da população e ainda verificar ‘in loco’ os projectos financiados pelo Governo, o porta-voz dos deputados eleitos nas listas do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), José Eduardo Moreno, avançou que o Governo vai solucionar o problema de água que ainda persiste nesta região agrícola, com o projecto JICA.
Além da falta de água que afecta, sobretudo o município de São Salvador do Mundo, os deputados da situação elencaram o emprego e habitação social como outros problemas que apoquentam a população de Santiago Norte, tendo assegurado que o Governo já tomou medidas para os solucionar.
Ainda sobre o problema da escassez de água, os deputados congratularam-se com o facto de o Governo, no âmbito do plano de mitigação, ter resolvido “alguns” problemas nos municípios do Tarrafal e São Miguel, onde, aliás, lembraram não foram colocados problemas de falta água.
A este propósito, José Moreno disse acreditar que o projecto JICA (Agência Internacional de Cooperação do Japão), orçado em cerca de 18 milhões de contos, cujo processo do concurso encontra-se na fase de entrega a empresa vencedora, vai resolver o problema de falta de água na região Santiago Norte, sobretudo no município de São Salvador do Mundo.
A nível da habitação social, informou que o Governo tem em curso um programa que vai até 2021 de reabilitar 6.000 casas, sendo que Santiago Norte será contemplado com 1423, indicando que São Salvador do Mundo, onde há muita carência, vai beneficiar de 205 casas.
Na ocasião, destacou um conjunto de “grandes obras” em curso para o desencravamento de várias localidades dos seis municípios de Santiago Norte financiados pelo Governo, tomando como exemplo a construção das estradas de Boa Entradinha, Gil Bispo, Chã Formosa e Palha Carga.
Relativamente às obras financiadas pelo Governo, apontou ainda a barragem de Flamengos (São Miguel), cuja obra encontra-se na fase final, informou que a empreiteira garantiu que a mesma vai ser entregue dentro de um mês.
No Tarrafal, avançou que constataram que é necessário maior investimento a nível da pesca, visando uma pesca semi-industrial, tendo em conta que a pesca artesanal não tem dado resultados, mas sim servido apenas para a subsistência, daí propôs ao Governo que aposte mais na pesca para a indústria.
Ainda no Tarrafal mostraram-se satisfeitos com o projecto de distribuição de lotes de terreno para a prática de agricultura familiar em Achada Porto e Tenda que beneficiou 30 pessoas, sendo 27 mulheres e três homens.
As obras em curso nos seis municípios da região Norte, sobretudo nos visitados, segundo aquele parlamentar, vão resolver o problema do emprego e ainda movimentar a economia a nível local.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top