O Arquivo Nacional de Cabo Verde está a promover várias atividades alusivas ao dia internacional dos arquivos, assinalado a 9 de junho. ‘Projetar os arquivos no século XXI’ é o tema deste ano.
O mote da iniciativa é “contribuir, participar e divulgar o papel e a importância dos arquivos” e dar a conhecer o trabalho que se realiza profissionalmente no arquivo histórico nacional.
Para hoje, está prevista uma visita dos alunos da Escola Básica Integrada de Porto Mosquito ao arquivo e a apresentação da exposição ‘A Cultura das Ilhas nos Selos Postais de Cabo Verde (1983-2007)’.
Para o dia 7 está agendado um encontro com os alunos do curso de Gestão do Património Cultural. Consta no programa uma aula teórico-prática para discutir a organização, armazenamento, métodos de pesquisa e outras noções gerais do arquivo.
De notar que, no dia 1, o ANCV recebeu nas suas instalações, cerca de 50 crianças, filhos dos funcionários da instituição e da Associação Pelourinho, da Achada Grande Frente.
Para além da apresentação das exposições, as crianças participaram na realização de jogos tradicionais. A Associação do Pelourinho recebeu inclusive livros editados pelo arquivo para enriquecer o seu acervo.
O Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em 2007. Desde a sua criação, o CIA tem como objetivo ‘alertar a opinião pública para a importância que os arquivos assumem como instituições de memória das nações e das sociedades’.
Dia internacional dos arquivos assinalado na Praia
Por
Publicado em