PUB

Cultura

Concurso Nacional de Dramaturgia entregue hoje a Caplan Neves

Caplan Neves vai receber, nesta quarta-feira (5), em Mindelo, o prémio de primeiro classificado da 2ª edição do Concurso Nacional de Dramaturgia. A cerimónia de entrega tem lugar no Centro Cultural Português.

O júri do concurso, constituído por José Luís Peixoto (poeta e dramaturgo português), Mariana Faria (leitora do Camões I.P. em Cabo Verde, e vogal da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa na UNI-CV) e Olavo da Luz (cineasta e agente cultural cabo-verdiano), deliberou premiar o texto intitulado “O Cheiro dos Velhos”, da autoria de Caplan Bernardo Costa Neves, natural da ilha de Santo Antão e residente na Cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Caplan Neves receberá um prémio monetário no valor de 75.000$00, a sua obra será editada em livro e encenada numa produção teatral do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo, com apresentação pública no Mindelo e na Praia, em 2020, promovida pelo Centro Cultural Português em Cabo Verde.
Importa salientar que este concurso tem como objectivo promover e despertar a escrita criativa e valorizar a expressão literária em Língua Portuguesa, incentivando a produção de textos para teatro, com vista a realçar a arte cénica como um dos pilares representativos da cultura cabo-verdiana.
No total foram apresentadas dezoito (18) candidaturas, provenientes de quatro ilhas, nomeadamente: uma (1) da Brava, três (3) de Santiago, uma (1) de Santo Antão, uma (1) de São Nicolau e doze (12) de São Vicente.
Das dezoito candidaturas apresentadas, apenas 3 eram da autoria de mulheres, e a faixa etária dos candidatos desta 2ª Edição do Concurso Nacional de Dramaturgia situou-se entre os 20 e os 55 anos.
Caplan Neves tem 34 anos e é licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Instituto de Estudos Superiores Isidoro Graça (actual Universidade do Mindelo). É psicólogo e professor do ensino secundário. No domínio artístico, realizou o Curso de Iniciação Teatral, no Pólo do Mindelo do Centro Cultural Português em Cabo Verde, e desde 2008 participa em projectos artísticos, nas áreas do teatro e da música. Em 2015 foi publicada uma colectânea de peças de Caplan Neves, que consiste na 3ª obra da “Colecção Dramaturgia Nacional”, editada pela Associação Artística e Cultural Mindelact.

PUB

PUB

PUB

To Top