PUB

Sociedade

Cabo Verde acolhe o II Fórum Internacional para os Cuidados Alternativos de Crianças

Arrancou ontem, na praia, o II Fórum Internacional para os Cuidados Alternativos de Crianças à luz das directrizes das Nações Unidas sob o lema ‘Responsabilidade parental’.
O Fórum decorre até ao dia 1 de Junho na Assembleia Nacional e é destinado aos Organismos Internacionais e Associações Nacionais das Aldeias Infantis SOS da CPLP e da região oeste africana.
Os temas da agenda visam debater os cuidados das crianças e dos adolescentes, a nível nacional e internacional.
E a discussão iniciou com foco na apresentação da campanha ‘responsabilidade parental’ e uma palestra magna intitulada ‘O Cuidado como um Direito Fundamental’.
A iniciativa pretende construir uma nova cultura do cuidar, contribuindo para a implementação da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O Fórum conta com a participação de especialistas da área social da CPLP. Entre eles, a socióloga brasileira Jane Valente, o Presidente do Instituto do Bem Cuidar da SOS Brasil Aguinaldo Campos, a Diretora de Políticas de Infância e Juventude do UNICEF Portugal, Francisca Magano e o sociólogo cabo-verdiano Redy Lima.
Este II Fórum dá seguimento à realização do I Fórum organizado pela SOS Brasil em maio de 2015.
Foi também durante esse Fórum que foram apresentadas as ‘Diretrizes sobre as Modalidades de Cuidados Alternativos de Crianças e Adolescentes’, da ONU.
Paralelamente decorre a apresentação de uma exposição fotográfica sobre os 35 anos das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, no átrio da Assembleia Nacional.
Na mesma linha, para comemorar o dia das crianças, realiza-se a tradicional Gala Padrinhos SOS, no dia 1 de junho, na Assembleia Nacional, a partir das 18h.
O evento conta com actuação de vários artistas. Neste dia, acontece também a assinatura de um Acordo de Cooperação entre Aldeias Infantis SOS Cabo Verde o Instituto da Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).

PUB

PUB

PUB

To Top