PUB

Política

Governo lança obras “estruturantes” na ilha do Maio

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, efetua uma visita oficial à ilha do Maio, de 31 deste mês a 3 de Junho. O Chefe do Governo vai presidir a cerimónia do arranque das obras de expansão e modernização do porto e da construção da estrada circular do Porto Inglês.
O Projeto de Expansão e Modernização do Porto do Maio é uma obra “estruturante” do Governo de Cabo Verde, assumido como uma das grandes prioridades de governação para com a ilha, que conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD em 50%, sendo a outra metade assumida pelo Estado de Cabo Verde, totalizando um investimento de aproximadamente 4 milhões de contos, que inclui a modernização das instalações do porto da Palmeira, na ilha do Sal.
O Acordo de crédito foi assinado em Dezembro de 2018, com um prazo de execução de 18 meses, e abrange além da extensão e modernização do Porto do Maio, a construção da sua estrada de acesso de 700 metros, a reabilitação da estrutura em betão armado do cais, a construção de duas rampas RO-RO com uma passadeira metálica mecânica, a reabilitação e ampliação da plataforma logística do porto e reforço da proteção marítima, assim como a construção de um quebra-mar destacado e de uma cortina de estacas-pranchas do lado norte do cais.
“Além dos grandes impactos que o projeto terá na ilha, beneficiará diretamente a população maiense, com ações de formação, fornecimento de equipamentos para apoio ao fabrico de queijo, à exploração do sal, à conservação de pescado e equipamento do Centro de Formação Profissional da autarquia. Na mesma linha, inclui ações de formação dos operadores e utentes do Porto Inglês para o controlo fitossanitário, entre outras ações sociais” explica um comunicado do Governo.
O ato público de descerramento da placa desta obra acontece no dia 31, sexta-feira, às 16 horas, no Porto do Maio, sucedendo-se ao ato, também importante, o arranque oficial da construção da estrada circular do Porto Inglês.
Trata-se da primeira fase da estrada circular, avaliada em cerca de 20 mil contos, numa parceria entre o Governo de Cabo Verde e a Câmara Municipal do Maio, enquadrada na visão do Executivo em construir novas estradas, permitindo o desencravamento de localidades, a mobilidade e o desenvolvimento da economia local, com consequências na melhoria da qualidade de vida das populações.
A construção da estrada em pauta, de mais de 900 metros terá uma duração de 4 meses e visa contribuir para a articulação da rede rodoviária nacional com a cidade do Porto Inglês, assegurando-se a criação de um corredor preferencial Aeroporto/Porto/Cidade do Porto Inglês/Zona Industrial da cidade, melhorando a acessibilidade e mobilidade dos utentes rodoviários (principalmente aos veículos pesados) da ilha.
Ainda durante a sua estada na ilha, o primeiro-ministro cumpre uma vasta agenda de visitas a obras em curso, financiadas pelo Governo através dos Fundos do Ambiente e Turismo, do PRRA e do SDTIBM, como são as obras de requalificação urbana e ambiental de Cascabulho, a reabilitação de habitações em Morrinho, a requalificação urbana e ambiental da Vila da Calheta, entre outras construções.
Particular relevância merece, ainda no dia 31, a inauguração das obras de remodelação de Casas de Banho e Cozinha das Escolas, financiadas pelo Governo em parceria com a Cooperação Luxemburguesa, a ter lugar na Escola Polivalente, a partir das 10h30.
A fechar a sua agenda de trabalho na ilha do Porto Inglês, Ulisses Correia e Silva reserva o 1 de junho, Dia da Crianças, para estar com as crianças da ilha num evento que tem como lema “O Futuro da Criança Começa na Família”, a decorrer na Escola Polivalente, às 9 horas.
O Chefe do Governo estará acompanhado nesta visita dos ministros do Turismo e Transportes e da Economia Marítima (José da Silva Gonçalves), da Educação e da Família e Inclusão Social (Maritza Rosabal), das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (Eunice Silva), bem como do Secretário de Estado das Finanças (Gilberto Barros).

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top