O Presidente francês, Emmanuel Macron, irá encontrar-se com vários líderes, antes da Cimeira europeia desta terça-feira, 28, sendo que a primeira reunião ocorre esta segunda-feira, 27, durante um jantar com o Primeiro-Ministro (PM) espanhol, Pedro Sánchez.
Macron também almoçará com vários chefes de Estado e Governo em Bruxelas, na terça-feira, manterá conversações com os PM do grupo Visegrado (Eslováquia, República Checa, Polónia, Hungria) e, depois, com o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e a chanceler alemã, Angela Merkel, antes do jantar informal dos 28, que terá início às 15H00 (em Cabo Verde) na terça-feira.
Nos últimos dias, Emmanuel Macron recebeu o PM holandês, Mark Rutte, e o PM português, António Costa.
Emmanuel Macron também telefonou à chanceler Angela Merkel, no domingo.
A Cimeira informal de terça-feira pretende dar início às conversações entre chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE) para escolher os novos líderes das instituições europeias.
Esta reunião ocorre após as Eleições Europeias de domingo, que mostraram um crescimento dos partidos populistas e o fim do tradicional bi-partidarismo socialistas-conservadores, que até agora tinham sido uma constante no Parlamento Europeu.
O Partido de Macron, “A República em Marcha”(LREM) ficou em segundo lugar em França, atrás do União Nacional de Marine Le Pen, mas por uma diferença de um ponto percentual.
Macron considera-se em situação de força para constituir um arco progressivo entre os líderes pró-Europa.
O Presidente francês também espera criar no Parlamento Europeu, em torno do LREM, uma Força de Centro capaz de ser o novo árbitro dos debates, composto pelos partidos nacionais que constituem o actual Partido Liberal-Democrata (ALDE) ou por outras formações.