PUB

Mundo

Reino Unido: Governo adia publicação da proposta de Lei para o “Brexit” 

O Governo britânico adiou a publicação da nova proposta de Lei para o “Brexit”, inicialmente prevista para esta sexta-feira, 24, para que fosse votada na semana que se inicia a 3 de Junho.

A proposta de Lei não consta do Programa Legislativo anunciado quinta-feira, 23, pelo Governo da Primeira-Ministra (PM), Theresa May, aos deputados.

“Informaremos a Câmara sobre a publicação e a introdução da proposta de Lei sobre o Acordo de Saída depois da pausa parlamentar”, até 4 de Junho, afirmou o representante do Executivo, Mark Spencer, aos deputados.

A proposta define os termos da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e May assegura que é “a última oportunidade” de garantir uma saída ordenada.

A PM está sob intensa pressão para se demitir, devido à dificuldade em apresentar um Plano satisfatório para fazer o Reino Unido sair da UE.

A pressão agravou-se na quarta-feira com a demissão da ministra dos Assuntos Parlamentares, Andrea Leadsom, eurocéptica e pró-“Brexit”.

Leadsom justificou a demissão, afirmando “já não acreditar” que o Governo esteja em condições de concretizar o resultado do Referendo de Junho de 2016, que ditou o “Brexit”.

O adiamento ocorreu no mesmo dia em que o Reino Unido realizou eleições para o Parlamento Europeu (PE), um escrutínio em que os conservadores devem registar uma perda acentuada de votos.

Entretanto, a secretária de Estado das Finanças, Mel Stride, foi promovida, quinta-feira, 23, a ministra dos Assuntos Parlamentares, sucedendo a Andrea Leadsom, que se demitiu na quarta-feira, em divergência com a política da PM para o “Brexit”.

Por sua vez, Jesse Norman passa a ser o secretário de Estado das Finanças, deixando a Secretaria de Estado dos Transportes a Michael Ellis, que é promovido de sub-secretário de Estado da Cultura, posto que passa ser ocupado por Rebecca Pow.

PUB

PUB

PUB

To Top