PUB

Destaques

Destaques da edição 612 do Jornal A NAÇÃO

Transportes Aéreos

Aeroportos vão ser concessionados por 50 anos

O Governo vai concessionar o serviço público aeroportuário a operadores privados por 50 anos. O dinheiro a arrecadar nessa operação, como já se sabe, será canalizado para um fundo destinado à liquidação do passivo transferido dos TACV, a par das receitas da concessão da CV Handling e da privatização da Electra.

Contencioso do Estado

Decisão de não recorrer pode ser ilegal

O Governo pode estar a incorrer numa ilegalidade com a decisão de não recorrer quando, em caso  de litígio fiscal, o Estado perder em primeira instância. Para o constitucionalista Wladimir Brito, a confirmar-se o anúncio do ministro Olavo Correia, o procedimento do Governo, em certos casos, “é constitucionalmente intolerável”. Já para a Oposição, a medida visa, acima de tudo, proteger um determinado grupo empresarial.

Wladimir Brito, sobre Contencioso do Estado

“É constitucionalmente intolerável”

O jurista Wladimir Brito, professor universitário em Portugal, diz ter dúvidas quanto à legalidade do anúncio do Governo de não litigar com particulares nos tribunais para além da primeira instância em questões de natureza fiscal. Para WB, dependendo de quem for o infractor, é grande a possibilidade de os conflitos fiscais serem transformados em “jogos de casino”. Mais grave do que isso, o procedimento do Governo, nesses casos, poderá ser “constitucionalmente intolerável”.

Provenientes dos EUA

Jovens americano-cabo-verdianos conhecem raízes crioulas

A “Cape Verdean Student Alliance” (Aliança Estudantil Cabo-Verdiana – CVSA), da Massachusetts University, nos Estados Unidos da América (EUA), trouxe dezenas de jovens filhos de emigrantes – e não só! – para “conhecerem as suas raízes” em Cabo Verde e fazerem trabalhos voluntários nas comunidades do arquipélago. Nesta 11ª missão vieram 13 jovens que fizeram trabalhos comunitários na Ilha de São Vicente e contactos com responsáveis governamentais e instituições na Cidade da Praia (em Santiago).

Cabo Verde Telecom

Concorrência teme “excessivo” proteccionismo

A recompra dos 40 por cento (%) das acções da Cabo Verde Telecom (CVT), detidas pela PT Ventures, gera alguma preocupação junto da Unitel T+. Esta companhia de capitais angolanos espera uma certa igualdade e equidade do Governo no relacionamento com as operadoras estabelecidas no mercado. Mas também volta-se a colocar a pertinência do deputado José Luís Livramento à frente da CVT.

Cultura

Editora norte-americana reedita “Pilon”

A editora norte-americana Ostinato Records, que no passado fez uma compilação de funaná pela Diáspora cabo-verdiana, vai reeditar o grupo musical “Pilon”, fundado em 1986. O lançamento será em Junho, através de uma compilação com músicas de cada um dos três álbuns dos “Pilon”, editados nos anos 90. A expectativa é dar uma nova visibilidade ao grupo.

História do Desporto

Os 100 anos do Mindelense

Há precisamente 100 anos, na cidade do Mindelo (na Ilha de São Vicente), era fundado o Clube de Futebol mais antigo de Cabo Verde. Além de ser pioneira da modalidade no País, o Clube Sportivo Mindelense é o que tem maior massa adepta, tanto no território Nacional como na Diáspora.

-Esta Edição nº 612 – que já está nas bancas! -, traz, também, a  Opinião de César Garcia; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top