PUB

Destaques

Destaques da edição 611 do Jornal A NAÇÃO

(In)Segurança

Situação da Cadeia de São Martinho é caótica e explosiva 

O presidente da Associação dos Agentes da Segurança Prisional de Cabo Verde (AASP-CV) está preocupado com certas irregularidades existentes nas cadeias do país. Celas sem cadeado, poucos guardas, falta de condições de trabalho, entre outras razões, levam Bernardino Semedo a alertar que a situação em São Martinho, por exemplo, é explosiva. “Há mais telemóveis nessa cadeia do que reclusos”, garante. Como é possível? É o que o próprio Semedo gostaria também de saber através de um inquérito que desafia as autoridades a fazerem sobre as cadeias.

Alteração do Código Eleitoral

Sondagens, inelegebilidades e crimes eleitorais com novas nuances

A possibilidade de se realizar sondagens e inquéritos de opinião durante as campanhas eleitorais, inclusive no dia das eleições, é uma das grandes novidades da proposta de alteração do Código Eleitoral, que já deu entrada no Parlamento. Os dirigentes da Administração Pública e gestores de empresas do Estado deverão entrar no rol de inelegibilidades, algo que poderá ser considerado inconstitucional.

Sociedade

Câmara da Praia repõe terreno do Clube de Ténis na Cidadela

No terreno à entrada da Cidadela, que foi delimitado pela Enacol, a Câmara Municipal da Praia (CMP) já afixou uma placa a informar: “Vai nascer aqui!… Campo de Ténis da Praia”. Este acto surge na sequência do artigo publicado na edição anterior deste Jornal, com o título: “Nova Embaixada dos EUA – CMP “rasga” memorando e compromete negociações com Clube de Golfe e Ténis da Praia”.

Democracia

Recrutas de 1974 e futebolistas (também) querem pensão do Estado

À semelhança das vítimas do Partido Único, que vão ser equiparadas a Combatentes de Liberdade da Pátria, passando a receber 75 mil escudos por mês, os recrutas de 1974, que se recusaram a jurar à Bandeira portuguesa, querem que lhes seja atribuído o mesmo tipo de pensão mensal. Abertas as comportas para as dívidas do passado, um grupo de antigos futebolistas também reivindica uma pensão do Estado pelos relevantes serviços prestados à Pátria.

 

Ilha de Santiago

Três assassinatos em menos de uma semana

Casos de homicídio e desaparecimentos de pessoas voltaram, estes dias, a tirar a tranquilidade à população de Santiago, em particular a da cidade da Praia. Numa semana foram registados três crimes de sangue que ceifaram a vida de três pessoas. Isto sem falar de três pessoas dadas como desparecidas, sem que se saiba os motivos.

Comunicações

Cabo Verde tem mais assinantes de telemóveis do que habitantes

O número de telemóveis em Cabo Verde era de 610 mil e 328 equipamentos, no final de 2018. Curiosamente, um número superior à população cabo-verdiana que é de pouco mais de 500 mil habitantes e onde existem apenas duas operadoras. Os dados revelados esta semana pela Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME) mostram que mesmo assim houve decréscimo do número de assinaturas destes equipamentos móveis comparativamente aos anos anteriores.

Nacional de Futebol

Meias-finais só com equipas de Barlavento

As quatro equipas de Barlavento, presentes na edição deste ano do Campeonato Nacional de Futebol, garantiram a passagem para as Meias-Finais da Prova, agendadas para os dias 19 e 25 de Maio. O quadro das meias-finais ditou os duelos Onze Estrelas x Mindelense e Ultramarina x Oásis Atlântico.

 

-Esta Edição nº 611 – que já está nas bancas! -, comporta, também, as  Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de João Santos; assim como, a Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top