PUB

Cultura

Eurídice Monteiro lança “O Elogio da Democracia” em Assomada

A escritora e professora universitária Eurídice Monteiro lança amanhã, quarta-feira, 15, “O Elogio da Democracia” no Centro Cultural Norberto Tavares, em Assomada.
O livro reúne as crónicas de Eurídice Monteiro publicadas no semanário Expresso das Ilhas, entre 2017 e 2018, num total de 40 textos. A edição é da responsabilidade da Mudjer Edições e conta com a coordenação da académica polaca Dominika Swolkien, que reside há vários anos em Cabo Verde.
A obra regista um prefácio assinado pela Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, um posfácio do economista José Tomás Veiga e uma nota da deputada Filomena Martins.
Segundo Eurídice Monteiro, “são contributos valiosos para este livro e ajudam a ampliar a análise sobre a liberdade de expressão, o exercício da cidadania e a importância de uma construção permanente de uma democracia pluralista assente nos valores da paz, dos direitos humanos, da justiça, da liberdade e da igualdade”.
Sobre a autora
Eurídice Furtado Monteiro é colunista do Expresso das Ilhas, desde janeiro de 2017. Socio-politóloga, é doutorada pela Universidade de Coimbra e Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh).
Para além de artigos científicos em revistas especializadas e em coletâneas, é autora dos livros “Mulheres, Democracia e Desafios Pós-coloniais: Uma Análise da Participação Política das Mulheres em Cabo Verde” (2009), “Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes: Identidade, Classe e Género na Estruturação do Campo Político em Cabo Verde” (2014 e 2015) e “A Ponte de Kayetona” (2016, romance).
A apresentação do seu mais recente livro está a cargo do jurista Geraldo Almeida e acontece a partir das 16h00.

PUB

PUB

PUB

To Top