A corrida aos prémios será renhida entre o Top 3 dos nomeados. Lucibela Santos lidera com cinco nomeações: Melhor Coladeira, Melhor Morna, Álbum do Ano, Intérprete Feminino e Artista Revelação. Depois de tantos anos a actuar em bares e restaurantes, Lucibela singra agora numa carreira internacional a solo.
Já Dudu Araújo e Roy Job, com quatro nomeações cada, lutam também por uma estatueta. Dudu bem conhecido do público cabo-verdiano, enquanto Roy Job é um “ilustre desconhecido” para muitos. O primeiro está nomeado para Álbum do Ano, Melhor Coladeira, Melhor Morna e Intérprete Masculino. Já Roy Job está nomeado também para Intérprete Masculino, Álbum do Ano, Melhor Coladeira e Produtor Musical. Com quatro nomeações está também Loony Johnson: Melhor Afrobeat- Afrohouse, Melhor Colaboração, Música Popular do Ano e Melhor Videoclip. Todas estas nomeações são para a música Homi Grandi em featuring Zeca Nha Reinalda.
De seguida surgem com três nomeações: Nancy Vieira (Música Tradicional Cabo-verdiana, Melhor Morna e Intérprete Feminino) e Djodje para Melhor em Palco, Kizomba e Colaboração. Estas duas últimas nomeações são para a música A Fila Anda em featuring com o português Jimmy P.
Com três nomeações surgem também Elji e Rapaz 100 Juiz. O primeiro está nomeado nas categorias de Melhor em Palco, Melhor Videoclip e Produtor Musical. Já os Rapaz 100 Juiz, com a música “Preparado” featuring Calema, concorrem para a categoria de Música Popular do Ano, Melhor Colaboração e Melhor Videoclip. Os restantes artistas surgem com uma nomeação cada.
As atenções estarão voltadas especialmente para a categoria Música Popular do Ano, aquela em que a votação é 100% da responsabilidade do público. Nesta categoria, os fãs ainda podem escolher entre a música Preparado – de Rapaz 100 Juiz featuring Calema; Homi Grandi de Loony Johnson featuring Zeca Nha Reinalda e a música Txeka Mo Ki ta dal de Léo Pereira featuring Big Z Patronato. As votações para esta categoria estão abertas até ao último intervalo da Gala.
Menções honrosas
Além das 17 categorias a concurso, durante a Gala serão ainda distinguidos mais cinco personalidades com menções honrosas, que se destacaram através da sua arte ou em termos sociais. Entre os distinguidos está o jornalista da Rádio de Cabo Verde, Moisés Évora, que trabalha na delegação da ilha do Sal. O mesmo vai ser distinguido na categoria de animador de Comunicação Social (CS). Já a menção honrosa na categoria Dj, vai ser atribuído a Bruno Gomes, natural da Praia, conhecido por DJ Straga Beat. Na categoria de compositor a menção honrosa vai para o compositor Daniel Spencer, conhecido como “Nhelas Spencer”. A menção honrosa de artista Solidário vai para o rapper Batchart, segundo o júri “um líder de opinião”, que, através das suas músicas, “inspira” as mais novas gerações das ilhas. Por fim, este ano a “Músicas da nossa vida” vai para a canção “Doce Guerra” de Antero Simas. Segundo o júri, uma “obra-prima” e “um autêntico hino de amor a Cabo Verde”.
Apresentadores & convidados especiais
Sob o lema “A nossa música, os sons das nossas ilhas”, a Gala será apresentada pelo humorista cabo-verdiano Carlos Andrade e a apresentadora de televisão moçambicana Vanessa Figueiredo. Segundo a organização, prometem uma noite memorável. “Eles são bastante jovens e fazem parte da nova geração de talentos que está a dar cartas na televisão em Portugal, o que nos deixa antever uma Gala também diferente neste aspecto. E vamos prestar homenagem a dois grandes artistas, momento esse que acreditamos que vai emocionar a todos”, avança Teresa Sofia Fortes, directora de comunicação do evento. A eles junta-se o já conhecido Dj Pensador, que tem co-apresentado a Gala, em edições anteriores.
Aos apresentadores internacionais juntam-se quatro artistas também bem conhecidos das massas: Charbel, Don kikas, Gaby Baessa e Yasmine. Actuações que prometem boa música, ao som dos mais variados ritmos, vindos de diferentes paragens, especialmente para animar o público.
De destacar que este ano, as verbas distribuídas no âmbito da política de Responsabilidade Social do evento destinam-se a apoiar Moçambique. Assim, segundo a organização, parte da receita da bilheteira irá “para os irmãos moçambicanos da Beira, que foi recentemente devastada pelo ciclone Idai”.
A seguir à Gala acontece a tradicional After Party, que este ano será no espaço Warehouse. Animar a festa estarão os Dj´s Axel, Letra, Dos e Dj Pensador.
Gala CVMA 2019 é hoje: Quem serão os vencedores?
Por
Publicado em