Técnicos da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Madeira, Portugal, estiveram na cidade de São Filipe, ilha do Fogo, para dar formação aos funcionários deste município cabo-verdiano no que respeita à colocação de calçada artística em ruas e praças.
Segundo avança o site da autarquia madeirense, os calceteiros de Ponta Delgada estiveram durante 10 dias em São Filipe, colaborando com os seus colegas cabo-verdianos na colocação da calçada, que se apresenta como um património com potencial de exploração em termos turísticos, culturais e científicos e que tem servido de inspiração a muitos outros municípios.
A deslocação dos técnicos de Ponta Delgada à cidade de São Filipe enquadra-se no âmbito de uma visita, realizada, em setembro passado, pelo Presidente da autarquia local, Jorge Nogueira, à Câmara presidida por José Manuel Bolieiro.
Durante esta visita, Jorge Nogueira teve oportunidade de referir ao Presidente da Câmara de Ponta Delgada que a cidade de São Filipe está a ultimar o plano de salvaguarda do seu centro histórico.
Na altura, o autarca de São Filipe fez-se acompanhar por um técnico, com o objetivo de ficar a conhecer a experiência do município de Ponta Delgada relativamente ao calcetamento artístico de ruas e praças, tendo considerado que as informações prestadas foram “preciosas” e que “não poderíamos ter arranjado melhor exemplo do que Ponta Delgada”.
C/CM Ponta Delgada