A equipa do Mindelense venceu a Académica da Praia por 1-0, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de futebol. A partida decorreu na tarde deste domingo (14), no Estádio Municipal Adérito Sena. Com este triunfo os encarnados isolam-se na liderança do grupo A.
Após o empate a uma bola registado entre a Académica do Porto Novo e Académica do Fogo, na casa deste último, as formações do Mindelense e Académica da Praia entraram em campo determinadas a conquistar os três pontos. O Mindelense, a jogar em casa, tinha responsabilidades acrescidas, enquanto que a Académica da capital procurava repetir a proeza da final da prova no ano passado, quando triunfou sobre os “Leões da Rua-de-Praia.
Durante os primeiros instantes da partida não houve lances de muito perigo perto de nenhuma das balizas. Nesse período as equipas estudavam-se mutuamente e nenhuma conseguia penetrar a área adversária. O primeiro remate enquandrado do Mindelense aconteceu aos 15 minutos por intermédio de Fredy. Até o final da primeira parte a formação encarnada levou o perigo à baliza da Académica por duas vezes, por intermédio de Duck e Papalelê.
Já na segunda parte, numa altura em que o Mindelense procurava o golo a todo o custo, Papalelê, a meias com o central da Académica, Zéquinha, introduz a bola na baliza da Académica para o delírio do público afecto ao Mindelense na bancada. O golo aconteceu aos 82 minutos. Até o final da partida a Académica intensifica a pressão, procurando o empate, mas sem o efeito desejado.
Com este triunfo o Mindelense ascendeu a liderança isolada do grupo, agora com quatro pontos. Em sentido contrário está a Académica da Praia que caiu para o último lugar, com apenas um ponto. As Académicas do Porto Novo e do Fogo têm cada uma dois pontos.
No grupo B o Sporting da Brava venceu o Santo Crucifixo por 2-1, com golos de Fufuco (14 e 27 mn). Rony, aos oito minutos marcou o único golo do Santo Crucifixo. No outro jogo deste grupo, a Ultramarina recebeu e venceu o o Académico 83 por 3-1. Patchik , por duas vezes (20 e 28 mn) e Edino (64 mn) marcaram para a equipa do Tarrafal, enquanto que Kioma (11 mn) facturou para o Académico 83. Neste grupo todas as equipas têm três pontos.
No grupo C o Onze Estrelas viajou até ao interior de Santiago, onde venceu o Varandinha por 0-1. Calú foi o autor do único golo. Na outra partida deste grupo a equipa do Oásis recebeu, na ilha do Sal, a formação do Celtic da Praia. Ao longo dos 90 minutos nenhuma das equipas pôde desfazer o nulo, pelo que o resultado final foi um 0-0.
Com estes resultados a equipa da ilha do Sal está na liderança do grupo C, com quatro pontos. O Onze Estrelas está na segunda posição, com três pontos. O Celtic tem dois pontos e está no terceiro lugar. O Varandinha está na última posição com um ponto.