PUB

Destaques

Destaques da edição 606 do Jornal A NAÇÃO

Economia

Governo submete-se a programa do FMI

O Governo de Cabo Verde pode submeter-se ao programa do Fundo Monetário Internacional (FMI), denominado Instrumento de Coordenação de Políticas (Policy Coordination Instrument – PCI). O acordo pode ser fechado à margem das reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

PAICV e a Regionalização

“Desobedientes” querem conhecer desfecho de processo disciplinar

Os deputados do PAICV, que viabilizaram a proposta de Lei da Regionalização, na generalidade, querem uma clarificação das instâncias do partido em relação ao processo disciplinar que lhes foi instaurado por alegada violação dos estatutos do partido. Consideram que o “inexplicável” silêncio em torno desse processo “não contribui para credibilizar a imagem do partido”.

Alexandre Albuquerque

Parque de estacionamento subterrâneo para 400 viaturas

A Câmara Municipal da Praia pretende requalificar a Praça Alexandre Albuquerque, no Platô. O projecto prevê um parque de estacionamento subterrâneo com dois pisos e capacidade para albergar 400 viaturas. O custo previsto vai de 400 a 500 mil contos. As críticas já começaram a surgir.

Nacional de Futebol

Mindelense e Académica da Praia novamente em rota de colisão

O Mindelense e a Académica da Praia voltam a encontrar-se para o Nacional de futebol, no próximo fim-de-semana, isto depois de terem disputado a final da prova no ano passado. O jogo assume capital importância para ambas formações que, na jornada inaugural, não foram além de empates nos respectivos jogos. No grupo B, Académico 83 e o estreante Santo Crucifixo procuram dar seguimento às vitórias alcançadas na primeira jornada. No grupo C, o também estreante Oásis tem um teste à liderança isolada na recepção ao Celtic.

Kriol Jazz Festival (KJF)

Pagodinho, Mayra e Stanley aguardados com expectativa

O Jazz e suas fusões estão de volta à Pracinha da Escola Grande, no Platô, Praia, esta sexta-feira,12, e sábado, 13, para mais uma edição do Kriol Jazz Festival (KJF). O sambista Zeca Pagodinho (Brasil), que fez esgotar os bilhetes do primeiro dia de festival pago, e a cabo-verdiana Mayra Andrade, que vem apresentar, pela primeira vez, em Cabo Verde, o seu álbum Manga, são os nomes mais aguardados do festival. Stanley Clark, também.

Colóquio do Mindelo

40 anos depois, crioulo continua na encruzilhada

O Colóquio Linguístico de 1979, realizado no Mindelo, foi um dos primeiros passos para o estudo e a utilização da língua cabo-verdiana (crioulo), com base num alfabeto estruturado e funcional. Quarenta anos depois, várias divergências persistem. E a oficialização do crioulo continua, também, a ser um problema por resolver, por parte do próprio Estado.

Esta Edição nº 606 – que já está nas bancas! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC. do suplemento Pronto Para Negócio, assim como, a Opinião de Natacha Magalhães e Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top