PUB

Destaques

Destaques da edição 605 do Jornal A NAÇÃO

Transportes marítimos

Fast Ferry ameaça romper acordo com Transinsular

Nem todos os armadores nacionais aderiram à nova empresa concessionária dos transportes marítimos, detida maioritariamente (51 por cento – %) pela Transinsular, vencedora do concurso internacional de concessão do serviço público de passageiros e cargas. A Cabo Verde Fast Ferry (CVFF), que pretende operar em regime de concorrência, está a ser pressionada para fretar os seus navios à CV Inter-Ilhas.

 

Santa Catarina

Clínica privada sob suspeita de prática de aborto clandestino

Uma clínica privada, na Assomada, está a ser investigada por suspeitas de prática ilegal de aborto e outras irregularidades, nomeadamente, benefícios na isenção de custos de exames realizados no Hospital Regional Santa Rita Vieira, assim como doações que os parceiros internacionais oferecem ao hospital. Alguns dos materiais já foram apreendidos pelo Tribunal da Comarca de Santa Catarina.

 

Política

Presidente da JpD acusado de ameaça de agressão

José Rosa de Carvalho, ex-vice coordenador da JpD em Santa Cruz, acusa o presidente da JpD, Euclides Silva, de ameaça de agressão física. Conforme “Da Rosa”, o líder da JpD ficou desagradado com um comentário seu sobre o Programa de Estágios Profissionais e Empresariais que Silva tinha publicado no “Facebook”. Euclides Silva diz que não comenta algo que desconhece.

 

São Vicente

Tchetchénia, um bairro em contínua degradação

Tem o nome de Tchetchénia e fica a aproximadamente a 10 minutos do centro da cidade do Mindelo, via autocarro. Surgiu na década de noventa para albergar famílias oriundas, sobretudo, do bairro da Ilha de Madeira. Hoje, volvidos pouco mais de 20 anos, as 16 moradias caem aos pedaços e a necessidade de uma intervenção salta aos olhos de todos.

 

Nacional de Futebol

Académica da Praia inicia defesa do título em casa frente à Académica do Fogo

O Campeonato Nacional de Futebol começa este fim de semana com seis jogos, em cinco ilhas diferentes. A Académica da Praia, actual detentora do título, inicia a defesa do ceptro, em casa, frente à sua homónima do Fogo, numa partida referente ao Grupo A. Para o mesmo Grupo, o vice-campeão Mindelense, viaja a Santo Antão, onde enfrenta a Académica do Porto Novo. Académica da Praia, Mindelense e Académica do Porto Novo são as únicas resistentes da Prova disputada no ano passado.

 

Ensaio

Precisamos ou não de barragens? Por António Pedro Borges

(…) a barragem de Poilão foi um grande sucesso e o impacto socioeconómico da região e da ilha provocados pela sua construção são inegáveis

 

Turismo de Cruzeiros

Praia recebeu mais navios que Mindelo em 2018

O Porto da Praia parece estar a conquistar terreno no Turismo de Cruzeiros. A fazer fé nos dados avançados ao A NAÇÃO pela ENAPOR, no ano passado a capital recebeu 45 navios, mais 20 do que em 2017, enquanto Mindelo acolheu 39 navios, apenas mais dois do que em 2017. Mas, Conceição Monteiro, presidente Comunidade Cabo-verdiana de Cruzeiro-Santiago (3C-S) não é tão optimista e contraria estes números falando em “queda” na temporada 2018/2019, que vai de Setembro a Abril.

 

Diplomacia

Agostinho na lista de embaixadores políticos

Agostinho Lopes, antigo presidente do MpD, vai juntar-se à lista dos próximos embaixadores políticos, a par de Rui Figueiredo Soares, actual lider da bancada desse partido na Assembleia Nacional (Parlamento). O pedido de “agréement” dos dois próximos representantes de Cabo Verde em Pequim e Washington, respectivamente, já foi solicitado. José Filomeno Monteiro foi promovido a embaixador de nível I, “por mérito”.

 

Esta Edição nº 605 – que já está nas bancas! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC. do suplemento Pronto Para Negócio, assim como, a Opinião de Ricardino Neves; Cesar Garcia, Arsénio de Pina e da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top