PUB

Política

Conferencista diz que regionalização vai valorizar o potencial económico de Santiago Norte

O conferencista Francisco Tavares afirmou hoje, no Tarrafal, que a regionalização vai valorizar o potencial económico da região de Santiago Norte e fazer com que a região ganhe o desafio do desenvolvimento.

Francisco Tavares falava à imprensa à margem da conferência sobre a “Regionalização & Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável-PEDS 2017 – 2021”, que decorreu hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Tarrafal, no âmbito das comemorações dos 3 anos da vitória do (MpD-poder) nas eleições legislativas de 20 de Março de 2016.

“A regionalização tem como um dos fins essenciais a valorização do potencial económico de cada região, tendo uma governação na proximidade. Valorizado o potencial económico, cada região produzirá mais riquezas, gerará mais imposto, cuidará melhor dos seus problemas sociais, gerará mais emprego e contribuirá melhor para a renda nacional”, explicou o ex—autarca exercendo actualmente funções de consultor.

No caso da região Santiago Norte informou que há uma “visão clara” para esta regionalização administrativa, que é a de transformá-la num novo destino turístico para Cabo Verde, fazê-la ser o maior celeiro de produtos agro-pecuários especialmente virado para o mercado turístico e para exportação e ainda fazê-la ser uma economia do conhecimento.

Por tudo isso, Francisco Tavares que apresentou o tema “Regionalização: O papel e função de Santiago Norte, no contexto da Regionalização e do PEDS (2017-2021), disse acreditar que Santiago Norte vai transformar-se num dos lugares “mais aprazíveis, mais bonita e com melhores condições para se viver em Cabo Verde”.

De uma forma geral afirmou que a regionalização vai contribuir para a eficiência do Estado, para o desenvolvimento da democracia e que vai reduzir as assimetrias regionais.

A proposta de lei sobre a regionalização administrativa que foi aprovada na generalidade no Parlamento vai ser aprovada na especialidade na próxima sessão parlamentar de Março.

O evento promovido pela Comissão Política do MpD Tarrafal em parceria com às Concelhias de Santiago Norte e a Academia MpD, contou a presença do coordenador da Comissão Politica Concelhia do Tarrfaal, José Soares, do vice-presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, do vice-presidente do MpD, Fernando Elísio Freire e “toda família MpD”.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top