A selecção angolana de futebol qualificou-se para o Campeonato Africano das Nações de futebol de 2019 que decorre no Egipto. Os Palancas Negras venceram por 0-1 na deslocação ao terreno do Botsuana, em jogo a contar para a sexta jornada do grupo I de qualificação para a competição continental. Angola termina a fase de qualificação no primeiro lugar do grupo.
O único golo da partida foi apontado pelo avançado do Sporting de Braga, Wilson Eduardo, que se estreou com a camisola dos Palancas Negras.
No segundo lugar ficou a Mauritânia, comandada pelo treinador luso-francês Corentin Martins, igualmente com 12 pontos, apesar da derrota por 1-0 na deslocação ao terreno do Burkina Faso. O Burkina Faso acabou na terceira posição com 10 pontos, enquanto o Botsuana terminou no último lugar do grupo com apenas um ponto. Angola e Mauritânia apuram-se para a fase final do CAN.
Os Palancas Negras regressam à maior competição de futebol africano após a sua última participação em 2013 na África do Sul. Na altura Angola calhou no grupo A, juntamente de Cabo Verde, Marrocos e África do Sul. Os Tubarões Azuis e África do Sul apuraram-se para a fase seguinte.
Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe ainda na luta
No Grupo L, Cabo Verde ocupa o último lugar com quatro pontos, mas ainda pode alcançar o apuramento caso vença o Lesoto, segundo classificado com cinco, e que a Tanzânia, que está na terceira posição com cinco pontos também, não vença o Uganda, líder e apurado com 13 unidades. Cabo Verde recebe o Lesoto no domingo 24 de Março no Estádio Nacional na Cidade da Praia.
No Grupo K, uma selecção lusófona vai apurar-se. A Guiné-Bissau, que lidera o grupo com oito pontos, recebe Moçambique, que ocupa o terceiro lugar com sete pontos, no sábado 23 de Março na capital guineense. O vencedor deste encontro apura-se para o CAN.
De notar que no outro jogo do grupo, a Namíbia, segundo classificado com oito pontos, desloca-se ao terreno da Zâmbia, que está no último lugar com quatro pontos.