PUB

Destaques

Destaques da edição 603 do Jornal A NAÇÃO

AUTÁRQUICAS’2020  

Candidatos do MpD só depois de sondagem  

O MpD descarta qualquer apoio a candidaturas independentes nas próximas Eleições Autárquicas. Vai concorrer com candidatos próprios em todos os círculos, mantendo, em regra, o presidente da Câmara em funções como candidato, com destaque para aqueles que cumprem o primeiro mandato.

TAMBÉM SOBRE AUTÁRQUICAS’2020 

Independentes descartados

Os “dissidentes” do MpD que em 2016 optaram por avançar com candidaturas independentes terão que escolher entre o projecto que os levou ao poder e o regresso às fileiras do Partido “ventoinha”. Se decidirem pela primeira opção ficarão sem o apoio partidário, tendo em conta a decisão saída da recente reunião da Direcção Nacional do MpD, que vai no sentido de apresentar candidaturas próprias em todos os círculos eleitorais.

MEXIDAS NO GOVERNO

Arlindo do Rosário e Maritza Rosabal na porta de saída

Os ministros Arlindo do Rosário e Maritza Rosabal estão de saída do Governo, situação que deve obrigar o Primeiro-Ministro a fazer mexidas no seu Gabinete. Nessa remodelação, que deve ocorrer no próximo mês de Abril, Ulisses Correia e Silva deverá introduzir correcções noutros sectores considerados importantes para a governação do País.

 TRÂNSITO NA CIDADE DA PRAIA

Magistrados forçam demissão do PCA da EMEP

Um “desentendimento” com três magistrados do Ministério Público está na origem da demissão de Mário Fernandes no cargo de presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP). O antigo vereador da Praia e actual presidente da Ordem dos Engenheiros, Victor Coutinho, é o novo chefe dessa Empresa.

JUSTIÇA

Ministério Público arquiva queixa de Amadeu Oliveira contra juízes do STJ 

O Ministério Público ordenou o arquivamento da queixa do advogado Amadeu Oliveira contra os juízes-conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), por suspeita de denegação de justiça, prevaricação de magistrados e inserção de falsidade de provas em processo.  

Inconformado, Oliveira acusa o procurador-geral, Óscar Tavares, de não ter sido objectivo na apreciação do caso.   

MÚSICA

“Grito Rock” agita Praia 

Começou esta semana, na Cidade da Praia, a  7ª  Edição do Festival Internacional “Grito Rock”, que se es tende até ao próximo dia 27. Em homenagem ao músico, intérprete e compositor Kaká Barbosa, este ano o festival vai também à Cidade Velha e ao Tarrafal (de Santiago).  

SANTO  ANTÃO  

Monte Trigo reforça energias limpas

O Projecto “Reforço do acesso à Energia Sustentável para impulsionar actividades geradoras de rendimento” teve o seu arranque na localidade do Monte Trigo, em Santo Antão. Uma iniciativa aprovada pela “Global Environment Facility” (GEF), das Nações Unidas. 

LISA  REIS   

“Sonho viver só da arte”

Aos 19 anos de idade, Lisa Reis, é a única cabo-verdiana a estudar na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Porto (em Portugal), onde se pretende  formar em Teatro, variante de Interpretação. Natural de São Vicente, Lisa carrega com toda a alma e coração o “bichinho do Teatro” e promete lutar com todas as forças para um dia realizar o seu “grande” sonho: “viver só da arte”.

AMBIENTE

Agricultores utilizam agro-tóxicos desaconselhados pelo INIDA 

Agricultores no interior de Santiago estão a utilizar químicos não recomendados para combater pragas nas hortaliças e fruteiras. O INIDA desaconselha a prática, dado que, para além de pôr em causa saúde do consumidor, torna as pragas mais resistentes ao tratamento. 

COPA AFRICANA DAS NAÇÕES’2019

“Tubarões Azuis” obrigados a vencer Lesoto no domingo   

A Selecção Nacional de Futebol entra em campo, na tarde deste domingo, 24,  para a sexta e última jornada do Grupo L de qualificação para a CAN’2019  (Copa Africana das Nações). Os “Tubarões Azuis” estão na última posição do Grupo e vêem-se obrigados a vencer o Lesoto, mas, também, a aguardar que a Tanzânia não vença na recepção ao Uganda. A partida, no Estádio Nacional (na Cidade da Praia), vai ser dirigida pelo maliano Mahamadou Keita, árbitro de má-memória para Cabo Verde.  

-Esta Edição nº 603 – que já está nas bancas! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC., assim como, da  Opinião de José Valdemiro Lopes; e da Coluna de Marciano Moreira.  

PUB

PUB

PUB

To Top