PUB

Saúde

Colesterol: Nova medicação aos que não podem tomar estatinas

O tratamento do Colesterol é feito através de medicações, principalmente as conhecidas como estatinas. Mas, apesar de reduzirem os níveis da doença no organismo em até 50%, o remédio apresenta efeitos colaterais debilitantes, incluindo dores musculares, o que pode impedir a adesão ao tratamento tradicional.

Por causa disso, cientistas decidiram desenvolver uma nova substância capaz de combater o Colesterol que pudesse ser usada como terapia alternativa, especialmente para aqueles que não conseguem ou não podem utilizar estatina.

Com o nome científico de ácido bempedóico, a nova medicação traz os mesmos benefícios, como reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), sem causar tantos efeitos colaterais.

De acordo com a equipa do “Imperial College London”, na Inglaterra, responsável pelos testes clínicos do remédio, o ácido bempedóico impede que o corpo crie blocos de construção do colesterol, e com isso, reduz os níveis da doença em 18%.

Ainda que seja um valor menor se comparado às estatinas, os pesquisadores afirmam que o medicamento é seguro e produz menos efeitos colaterais, além de poder ser utilizado como opção complementar.

“No geral, as estatinas fazem um ótimo trabalho, mas esta nova substância pode fornecer benefícios reais para as pessoas que não podem tomá-las (estatinas) ou precisam de tratamentos adicionais para chegar ao nível certo (de Colesterol)”, comentou Nilesh Samani, da “British Heart Foundation”, no Reino Unido, ao “The Telegraph”.

Os resultados do estudo foram publicados, esta semana, no periódico “The New England Journal Of Medicine”.

Fonte: veja.com.br

PUB

PUB

PUB

To Top