PUB

Destaques

Destaques da edição 602 do Jornal A NAÇÃO

VENDA DA TACV

Um negócio cheio de truques

A Loftleidir Cabo Verde, nova proprietária da TACV, é empresa cabo-verdiana ou islandesa? Sendo empresa de Direito cabo-verdiano, por que razão tem a sua sede social na Islândia? Esta é uma das várias contradições, a par de truques de última hora, que o Governo se viu obrigado a fazer para fechar o negócio da venda da TACV, por 48 mil contos.

EXTINÇÃO DO “TRUST  FUND”

Governo “dribla” BCV para socorrer empresários  

A necessidade de capitalizar o Fundo Soberano de Investimento Privado obriga o Governo a socorrer-se do dinheiro do Trust Fund, a contrapartida dos passivos dos Títulos Consolidados de Mobilização Financeira (TCMF). A única forma de implementar essa “engenharia complexa” passa por driblar a Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde (BCV), com a proposta de uma nova Lei do Parlamento. Uma solução com evidentes riscos morais.

INTERNET EM CABO VERDE

87% dos usuários têm conta no Facebook

Dados do “Global Stats” referentes a Janeiro deste ano mostram que 87 por cento (%) dos utilizadores de Internet, em Cabo Verde, têm uma conta no Facebook. As redes sociais e a sua a linguagem “informal”, cheia de acrónimos, abreviaturas e #hashtags, sem regras específicas de comunicação, acabam por influenciar cada vez mais a linguagem escrita, como a conhecíamos até agora. Vantagens? Claro que também as há.

CIDADANIA

Serviço Militar baralha vida profissional dos jovens

Na próxima segunda-feira, 18, recrutas de todo o país ingressam na primeira incorporação militar de 2019, no Centro de Instrução do Morro Branco, em São Vicente. No grupo estão mancebos que anos atrás pediram a dispensa e que, agora, com vida feita, serem chamados não estava nos seus planos de vida. As Forças Armadas, através do coronel António Jorge Rocha, garante que não se está a cometer nenhuma ilegalidade. “O Serviço Militar, por Lei, é obrigatório”, salienta.

SANTO ANTÃO

Fundo do Ambiente financia intervenções em Topo de Coroa

O Fundo do Ambiente vai financiar as intervenções que começam a ser feitas no Parque Natural de Topo de Coroa, no Porto Novo, em Santo Antão. A partir de agora, todos os anos, o Fundo do Ambiente passa a disponibilizar 800 contos para a conservação e gestão dos recursos naturais existentes naquele Parque Natural.

SÃO  VICENTE

Cidadão britânico quer criar Museu

O britânico Ronald Hughes pretende criar, no Mindelo, um museu sobre a História do Porto Grande. E com isso resgatar a herança dos ingleses na ilha de São Vicente, nomeadamente, as antigas companhias de carvão e o telégrafo inglês. Com apoio de alguns mindelenses – e não só! -, Hughes procura material de suporte para tornar o museu uma realidade.

 

FUTEBOL

Farense impõe empate ao Mindelense

A equipa do Farense impôs uma igualdade, a uma bola, ao Mindelense, em partida a contar para a 11ª jornada do Campeonato Regional de Futebol em São Vicente. Entretanto, os encarnados aumentaram a vantagem de quatro para cinco pontos, em relação ao Batuque que, no sábado, 9, perdeu ante o Salamansa, por 1-0.

-Encontra, também, nesta Edição nº 602 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC., a par da Opinião de Ricardino Neves; e das Colunas de Filinto Elísio e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top