O Presidente Câmara municipal de Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, acompanhado pela Vereadora da Educação, Equidade e Ação Comunitária, Maria Eugénia Veiga, esteve em Ansião, Portugal, para uma visita de cortesia, enquadrada num roteiro por Portugal com o intuito de reforçar as parcerias a nível educativo.
Segundo o site dessa autarquia portuguesa, a delegação foi recebida no Salão Nobre pelo Presidente, Vereadores e representantes da Assembleia Municipal e pelos membros do Gabinete de Apoio à Presidência, tendo expressado a sua gratidão pelo apoio prestado, em 2018, pelo Município de Ansião em parceria com a CASAN, ao desenvolvimento da agricultura, o principal sector económico do Município de Mosteiros.
Num discurso de cumplicidade de ambas as partes, demonstrativo daquilo que é a essência das geminações, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues, realçou a amizade entre os povos, desejando que possam continuar a ver alguns produtos de Mosteiros em exposição nas Festas do Concelho, de modo a que os ansianenses possam conhecer os sabores genuínos daquela cidade, nomeadamente o café e o vinho.
No segundo dia de visita, a delegação cabo-verdiana foi levada a visitar a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, onde pode constatar o dinamismo que a escola tem imprimido nas Terras de Sicó, com o seu Diretor, Fernando Inácio Medeiros, a exprimir a vontade de receber mais alunos de Cabo-Verde, colocando-se ao dispor para reforçar esta parceria de além-mar.
Antes de terminarem a sua curta passagem, a comitiva visitou o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, ex-líbris da cultura ansianense, por forma a conhecerem um pouco mais da história que se encerra entre muros, da Torre e da Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor.
O município de Ansião reforçou que Mosteiros terá sempre “uma porta aberta e um fraterno abraço” quando visitarem Portugal.
C/Cm-Ansião.pt