PUB

Destaques

Destaques da edição 598 do Jornal A NAÇÃO

SOLUÇÃO PODE ESTAR COMPROMETIDA

Fundo Soberano via “Trust  Fund” suscita dúvidas  

A dívida pública de Cabo Verde, situada perto dos 130 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), poderá aumentar ainda mais e de forma substancial, caso o Governo decidir utilizar os recursos do “Trust Fund” para financiar o Fundo Soberano e, por esta via, o empresariado nacional. Uma solução que poderá não ter o aval do Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e até do Banco de Cabo Verde.

 

DESASTRE  DA ASSISTÊNCIA

70 anos sem fome   

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza na quarta-feira, 20, uma jornada dedicada aos 70 Anos do Desastre da Assistência, que se assinala nesse dia. Um desastre que é “simplesmente um episódio extremo das fomes” em Cabo Verde e que António Correia e Silva, presidente da comissão instaladora da Cátedra de História & Património, defende que não pode ficar à margem da história e da memória colectiva da Nação cabo-verdiana.

 

SÃO  VICENTE

Professora acusa Ministério de negligência

Ana Fernandes, professora na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, acusa o Ministério da Educação (ME) de negligência “para com uns documentos de solicitação de licença sem vencimento”. Desde Outubro sem receber o salário, esta professora ainda não viu a situação regularizada no Boletim Oficial (BO). Nos serviços do ME, na Praia, foi-nos dito que o processo aguarda despacho e que a publicação no BO não deverá tardar.

 

COCAÍNA

Brasileiro que fugiu da Ribeirinha vira “megatraficante”

Subornou altos funcionários do Governo para fugir da cadeia da Ribeirinha, em São Vicente, para depois se tornar num megatraficante e um dos maiores fornecedores de cocaína, que utiliza Cabo Verde como principal entreposto de passagem entre a América Latina e Europa. A história de Mário Sérgio daria um filme que teria Cabo Verde como um dos cenários.

 

PROVAS OBTIDAS  ILEGALMENTE  

Advogado acusa Supremo de desafiar Tribunal Constitucional

Gilson Cardoso, advogado de Judy Ike Hills, da Nigéria, condenado na primeira instância por tráfico de drogas, acusa o Supremo Tribunal de Justiça de manter preso o seu cliente, apesar de o Tribunal Constitucional (TC) ter considerado ilegais as provas que ditaram a condenação de Hills. Para Cardoso, trata-se de uma situação que não devia estar a acontecer em Cabo Verde.

 

“DESCANTES DA MINHA RIBEIRA”

Estórias e Contos de Kaká Barbosa

O poeta, compositor e músico Kaká Barbosa apresenta na próxima semana, na Cidade da Praia, a sua mais recente obra literária: “Descantes da minha Ribeira – Estórias & Contos”. São vários textos, “com um pouco de humor”, em que o autor resgata as experiências vividas para reconfigurar estórias e contos ficcionados. “Descantes é cântico que rola na ribeira de mim”, confessa.

-Encontra, também, nesta Edição nº 598 – que já está nas bancas -, a  Opinião  de José Valdemiro Lopes; a par das Colunas de Filinto Elísio e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top