A capital de Cabo Verde vai acolher entre 26 e 28 de Março a 2ª Edição do Forum Mundial de Saúde em África (“WHO Africa Health Forum”) promovido pelo escritório para a África da Organização Mundial de Saúde (WHO), em parceria com o Governo.
Sob o lema “Alcançar a cobertura universal e a segurança nos cuidados de saúde: a África que queremos ver”, esta segunda edição vai servir para que todos os parceiros e intervenientes no sector da saúde em África, tomem conhecimento daquilo que vem sendo feito desde o primeiro forúm, que teve como lema “Colocar as pessoas em primeiro lugar: o caminho para a cobertura universal dos cuidados de saúde em África”.
Durante dois dias espera-se a criação de parcerias, sinergias e muitos debates produtivos, tendo em vista mudanças efectivas nos cuidados de saúde em todo o continente.
O Fórum, segundo a organização, é uma oportunidade “única” para “fortalecer” a colaboração entre a WHO e os diferentes stakeholders na agenda da saúde em ÁFrica.
Além dos habituais parceiros da WHO em África, o Forum irá reunir diferentes intervenientes no sector, entre eles, diferentes profissionais de saúde.
Entre os participantes espera-se ainda a presença de líderes africanos, ministros da saúde, ministros das finanças, agências das Nações Unidas, academias e sociedade civil.
O Fórum prevê um grande enfoque na educação e engajamento dos jovens para a importância dos cuidados de saúde, daí ao apelo à participação de diferentes grupos e associações de jovens no continente.