A Associação dos Professores Católicos de Cabo Verde (APC-CV) realiza nos dias 16 e 17 de fevereiro, o 4º Fórum Internacional «Educação e desafios antropológicos em Cabo Verde» para comemorar o seu 25º aniversário assinalado a 16 de fevereiro.
Conforme uma nota de imprensa chegada à nossa redação, o fórum tem como objetivo “capacitar agentes da pastoral familiar sobre os aspetos biológicos da sexualidade humana e da sua dimensão antropológica, social e cultural; conhecer as ideias político-ideológico da questão do gênero e refletir de forma sistemática sobre o papel do professor cristão perante a implementação da questão do género nas escolas”.
O evento, acontece no Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça, na Praia, e conta com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros entre os quais psicólogos, sociólogos, antropólogos e juristas além da presença da Ministra da Educação de Cabo Verde Maritza Rosabal e dos professores católicos de todos os concelhos da ilha de Santiago. Está prevista também a presença de representantes de outras ilhas.
Para debater as questões do género, foram convidados a Primeira-Dama, de Cabo Verde, Lígia Fonseca e a Presidente do ICIEG, Rosana Almeida, entre outros figuras ligadas a esta área.
Paralelamente ao fórum, será desenvolvido um ciclo de conferências com todos os movimentos da Igreja nos dias 12, 13 e 14 e uma formação específica dedicada à Comissão Diocesana para a Promoção dos Valores da Família (CDPVF), nos dias 13 e 14, às 18 horas.