O Festival “1 Concelho três Ritmos” de Santa Cruz está marcado para os dias 29,30 e 31 de Março. Durante esses dias, o concelho acolhe o festival da música tradicional da ilha de Santiago, que homenageia o Batuque, o Funaná e a Tabanca.
O evento que inicialmente se realizava nos dias 27,28 e 29 de Março, datas consideradas históricas e culturais para o município, este ano acontece uns dias mais tarde.
No entanto, segundo informações avançadas pela Câmara Municipal, no seu Facebook, o evento celebra o “Mês da Cultura da Cidade de Pedra Badejo” e “não foge à regra dos anos anteriores”.
O primeiro dia do festival que antes se realizava no dia da Mulher Cabo-Verdiana(27 de Março) este ano acontece no dia 29 e é dedicado ao batuque em homenagem à Nha Nacia Gomi ,considerada rainha de Batuku e Finason.
O segundo dia, 30, destina-se ao funaná em homenagem a Katchás (rei do funaná), Sema Lopi (compositor e tocador de gaita) e Antão Barreto (tocador de gaita).
Já o terceiro dia, 31, vai ser dedicado à Tabanka e à comemoração do aniversário da fundação do concelho de Santa Cruz (1971) e do passamento de Katchás (1988).
Quanto ao cartaz, ainda não foi avançados mas organização diz que o festival “1 Concelho três Ritmos” conta sempre com grupos de todos os municípios da ilha de Santiago e, este ano, também do Maio.