PUB

Destaques

Destaques da edição 596 do Jornal A NAÇÃO

CIDADE DA PRAIA

Derrapagem do Mercado do Coco já ultrapassa os 500 mil contos

De derrapagem em derrapagem e de sucessivos adiamentos para a conclusão das obras, ao fim de sete anos, o Mercado do Coco continua apenas com esqueleto a enfeitar uma das zonas nobres da Cidade da Praia. Orçado inicialmente em cerca de 350 mil contos, esta obra de Ulisses Correia e Silva, antes de assumir o Governo, pode vir a custar mais do dobro à Câmara Municipal da Praia (CMP). Para muitos, é já o “elefante branco” dado de bandeja a Óscar Santos.

ACORDO SOFA

Cidadãos suscitam constitucionalidade do Tratado

Um novo pedido de fiscalização abstracta e sucessiva do Acordo SOFA (“Status Of Forces Agreement”), assinado pelos governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América (EUA), deverá dar entrada, nos próximos dias, no Tribunal Constitucional. A iniciativa pertence desta feita a um grupo de 88 cidadãos, no país e na diáspora, do qual fazem parte o professor universitário Wladimir Brito e a historiadora Ângela Coutinho.

SOFA (AINDA)

Wladimir Brito questiona Governo sobre os efeitos práticos do Acordo

Segundo o constitucionalista, “a resposta a estas perguntas é fundamental para se entender os termos e condições em que o Governo de Cabo Verde garante aos cidadãos cabo-verdianos e ao país a defesa dos seus direitos constitucionalmente consagrados”.

“BETY” GONÇALVES

“Há pouca criatividade no Teatro cabo-verdiano” Com uma carreira de 23 anos dedicada ao Teatro, Elisabete “Bety” Gonçalves foi eleita Prémio de Mérito Teatral’2019. Uma distinção que, conforme confidencia ao A NAÇÃO, pensou que “nunca iria acontecer”. A viver e a trabalhar, actualmente, na Praia, “Bety” lamenta que o Teatro em Cabo Verde tenha atingido um “formato standard”, pecando por isso por “pouca criatividade”. Um dos seus projectos, neste momento, é a peça “Os dias de Birgit”, de Mário Lúcio Sousa.

SANTO ANTÃO

Planalto Leste à espera de intervenção seis meses após grave incêndio

Seis meses após o incêndio de grandes proporções, que destruiu 200 hectares da Floresta, o Planalto Leste aguarda, ainda, por intervenção. A Associação dos Municípios de Santo Antão anunciou, recentemente, um Plano Integrado para a salvaguarda da floresta, mas, neste momento, só foi reposta a ligação de água.

ACHADA FALCÃO

Uma Vila em crescimento

Achada Falcão é uma Vila em crescimento e uma das maiores zonas do concelho de Santa Catarina (no interior de Santiago). Três anos depois da sua elevação à categoria de Vila, os seus habitantes mostram-se satisfeitos com os ganhos já registados, mas pendem mais investimentos. Calcetamento de ruas e estradas, mercado, posto policial e reabilitação de espaços históricos são, entre várias outras, algumas das reivindicações.

FUTEBOL EM SANTIAGO SUL

Académica e Celtic partilham liderança

As equipas da Académica da Praia e do Celtic partilham a liderança do Campeonato Regional de Futebol em Santiago Sul. Na 13ª jornada da Prova, os “estudantes” derrotaram o Sporting por 2-0, o mesmo resultado com que o Celtic derrotou o Boavista.

-Encontra, também, nesta Edição nº 596 – que já está nas bancas -, o tradicional Caderno ETC.; a par das Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de Paulo Mendes; assim como, da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top