Jandir Delgado é um jovem futebolista, natural da Ilha de São Vicente. Aos 24 anos representa uma das principais alternativas para a baliza do FC Derby, equipa que milita na Primeira Divisão do Futebol da “lha do Monte Cara”.
Iniciou a sua “carreira” no mundo do futebol aos 12 anos, ao serviço do Batuque. Teve ainda passagens pelo Mindelense (Júnior), Corinthians, Ponta d’ Pom, Salamansa (empréstimo) e Derby, equipa onde se mantém até agora.
Tendo passado pelas mãos de vários treinadores, Jandir elege Almerindo de Jesus (Almara) como o que mais o marcou. Os dois coincidiram no Derby na temporada 2015/2016, altura em que a equipa azul-e-branca chegou às meias-finais do Nacional de Futebol, acabando por “cair” aos pés da Académica do Porto Novo (de Santo Antão).
“O Almara é uma pessoa de que gosto e admiro muito. Ele é bastante rigoroso e tem pulso firme dentro dos seus plantéis. Falava de nós como a sua equipa de sonho”, recorda Jandir.
Almara foi, igualmente, responsável pela estreia de Jandir na Primeira Divisão, ao serviço do Derby. Nesse jogo frente à Académica do Mindelo, o resultado foi 1-1.
Mesmo reconhecendo as poucas oportunidades para os jovens, Jandir alimenta o sonho de poder representar alguma equipa no estrangeiro e chegar à Selecção Nacional de Futebol de Cabo Verde.
Vozinha, um dos pilares dos “Tubarões Azuis” é a sua principal referência entre os guardiões.