A Associação Mindelact vai distinguir a actriz, Elizabete Gonçalves “Bety” com o Prémio Mérito Teatral 2019. Anúncio foi feito no domingo (20), pela associação, através de um comunicado na sua página oficial do facebook.
Segundo a mesma publicação, a distinção representa um reconhecimento do seu percurso enquanto actriz, figurinista e encenadora e aderecista.
Elizabete Gonçalves foi fundadora de vários projectos teatrais, entre os quais se destaca o Teatro Infantil do Mindelo tendo participado no programa “Caravana do teatro”, em parceria com a FICASE e a Cooperação Luxemburguesa, que levou o teatro a muitos cantos e recantos de Cabo Verde.
Tem sido também monitora em vários cursos de teatro, primeiro no Mindelo, e actualmente na cidade da Praia. A proposta foi votada em sede de Assembleia-Geral da Associação, que ocorreu no passado dia 19 de janeiro.
O Prémio de Mérito Teatral foi criado em 1999 pela Associação Mindelact, para anualmente homenagear um grupo de teatro, particulares, empresas ou instituições públicas ou privadas que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas.
O galardão tem como objectivo principal servir de incentivo para aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído para o melhoramento do teatro nacional. O prémio é representado por uma estatueta em bronze concebida pelo artista plástico Manú Cabral, a partir de um dos elementos que constituem o logótipo da Associação Mindelact, este por sua vez da autoria da artista plástica Luísa Queirós.
A cerimónia de entrega do Prémio de Mérito Teatral 2019, será realizada no dia 27 de Março, dia mundial do teatro, no pátio do Centro Cultural do Mindelo.