O Mercado de Artes Performativas do Atlântico Sul (MAPAS) 2019, que terá lugar de 10 a 14 de julho, no Tenerife (Ilhas Canárias – Espanha), já iniciou o período de inscrição para artistas, companhias, agências de booking, management e distribuição, programadores e gestores culturais.
Os interessados poderão inscrever-se até 15 de fevereiro de 2019 e os programadores já podem cadastrar-se através da plataforma virtual www.mapasmercadocultural.com.
O resultado será publicado no dia 29 de Março de 2019.
Para esta terceira edição, o MAPAS, um mercado internacional que conecta os criadores das artes performativas (música, teatro, dança contemporânea, circo e artes da rua) de África, América Latina e do Sul da Europa (Espanha e Portugal) com programadores, gestores culturais e outros profissionais das artes cênicas de todo o mundo, conta com algumas novidades.
Uma delas é que para além dos artistas e dos programadores culturais, já conquistou também o mercado de agências de booking, management e distribuição.
Segundo uma nota chegada à nossa redacção, o evento que conta com a iniciativa do Cabildo de Tenerife, Unahoramenos Producciones (Canárias) e Circulart (Colômbia) os participantes terão de ter um ano de experiência e no caso das agências terão de apresentar pelo menos três anos de atividade.
Os responsáveis de programação de espaços e eventos culturais como: diretores artísticos, curadores, programadores de festivais, gestores culturais de instituições públicas ou privadas, responsáveis de programação de espaços culturais e empresários das indústrias das artes cênicas internacionais, serão os protagonistas centrais do evento e são convidados a participarem nos encontros de negócios, nas atividades paralelas e nas apresentações artísticas ao vivo que decorrerão durante o evento em Tenerife.
“Durante cinco dias os programadores terão a oportunidade de conhecer diversas propostas artísticas inovadoras dos três continentes, África, América Latina e sul de Europa, em um espaço de troca cultural único onde partilhar, aprender, e divulgar as artes desde a perspectiva comum de impulsar a indústria das artes cênicas e a sua projeção ao nível internacional”, lâ-se na nota.
É de salientar que na última edição do MAPAS, agendaram-se mais de 3.500 reuniões de negócios entre 164 grupos artísticos e 140 programadores de 40 países com o objetivo de fechar acordos de distribuição, criar e ampliar as redes de contatos e promover intercâmbios profissionais entre a comunidade artística de todo o mundo.
RM