PUB

Destaques

Destaques da edição 592 do Jornal A NAÇÃO

PROGRAMA DO GOVERNO

Ulisses em contra-relógio

Quando se caminha a passos largos para o fim da IX legislatura, o Executivo de Ulisses Correia e Silva deverá, no início deste ano, acelerar a marcha para não ser ultrapassado na corrida contra o relógio. Com um cumprimento do Programa de Governo em torno de 30 por cento (%), nestes quase três anos de governação, a meta será, agora, atingir os 75% até o fim da Legislatura.

 

CULTURA

2019 é o Ano da Morna 

Se tudo correr como o planeado, a Morna deverá ser eleita Património Cultural Imaterial da UNESCO, no próximo mês de Dezembro, na Colômbia, durante uma reunião desse Comité. Esta será, muito provavelmente, a novidade maior do ano que ora começa. Fora isso, prevêem-se vários lançamentos de livros e os festivais literários e eventos musicais da praxe, com muitas actividades previstas. Cultura e entretenimento prometem estar em alta.

 

FUTEBOL EM SÃO VICENTE

Farense vence Castilho e mantém liderança do Regional

Farense venceu o Castilho por 1-0, na tarde do último domingo de 2019, em jogo a contar para a terceira jornada do Regional em São Vicente. O único golo da partida foi apontado pelo extremo, Pelé, já no último minuto. Com este triunfo, a equipa comandada por Bassana mantém a liderança da Prova.

 

ECONOMIA

Estatização da Caixa Económica afasta GeoCapital 

Por se sentir marginalizada e sem capacidade de decisão na Caixa Económica de Cabo Verde, como parceira estratégica, a GeoCapital decidiu sair do capital social desse banco. O receio da instituição financeira de se tornar num instrumento de política do Governo, depois do Estado ter assumido o controlo accionista, foi outro motivo do desinteresse da empresa de Stanley Ho.

 

SÃO LOURENÇO DOS ÓRGÃOS

Agricultura na zona de Canárias em risco por falta de água

Os agricultores que cultivam hortaliças e morango na localidade de Canárias, concelho de São Lourenço dos Órgãos (no interior de Santiago), queixam-se da falta de água para a rega, devido à avaria do furo de “Cobom Sequeira”. A situação é do conhecimento do Ministério da Agricultura e Ambiente e da Agência Nacional de Água e Saneamento, mas nenhuma assume os custos da reparação do equipamento.

-Encontra, também, nesta Edição nº 592 – a primeira deste ano de 2019 e que já está nas bancas -, as  Opiniões de Nataniel Vicente Barbosa e Silva, José Manuel Araújo e de Pedro Ribeiro; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top