O Governo aprovou na passada quinta-feira, 20, em Conselho de Ministros o projeto de Resolução que aprova a lista de países cujos cidadãos estão isentos de vistos de turismo, para períodos de estada de curta duração, até ao máximo de 30 (trinta) dias.
A medida como avançado já publicamente, entra em vigor a 1 Janeiro de 2019.
Recorde-se que 80% dos turistas que visitam Cabo Verde são provenientes da Europa.
Confira a lista dos países isentos: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia.
Ainda que não integrem a União Europeia, conforme informações do Governo, entram nesta lista, também, a Suíça, Liechtenstein e a Noruega, assim como o Reino Unido que está no processo de saída da EU.
O Governo pretende ainda alargar a isenção de vistos ao Mónaco, San Marino e Andorra.
Conforme avançou o porta voz do executivo, o Ministro de Estado e Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, o Governo, em concertação com os operadores turísticos, tem todas as condições criadas e tudo preparado iniciar o processo a partir do dia 1 de janeiro de 2019.
“Estamos a fazer isso com toda a convicção, porque acreditamos que é o melhor para o turismo e para a segurança do nosso país. Que é melhor para afirmação de Cabo Verde na sua região, e é melhor para a nossa competitividade, visto que os turistas se deslocam aos países que lhes oferecem melhores condições possíveis e são essas melhores condições possíveis que o nosso país está a fazer, com investimentos nas várias áreas, inclusive, nesta área de livre circulação, permitindo com que os turistas possam circular de forma mais rápida e mais segura. Também, promover o acesso a Cabo Verde de investidores que queiram fazer negócio aqui”, salientou Fernando Elisio Freire.
O visto foi substituído na prática pela TSA- Taxa de Segurança Aeroportuária da qual cabo-verdianos e emigrantes portadores de cartão de residente estão isentos.