PUB

Mundo

União Europeia admite preocupação com Huawei

O comissário de Tecnologia da União Europeia (UE), Andrus Ansip, fez comentários reveladores sobre a Huawei e outras empresas chinesas numa conferência em Bruxelas (na Bélgica), indicando que as considera um risco para a segurança no espaço europeu.

 “Temos de estar preocupados com a Huawei e outras empresas chinesas? Sim, penso que temos de estar preocupados com essas empresas”, afirmou Ansip de acordo com a Reuters.

O comissário terá apontado para as suspeitas que estas empresas tenham de trabalhar com os serviços de inteligência do Governo chinês ao instalar “portas de traseiras” que permitam aceder aos dados dos utilizadores.

A Huawei e outras empresas chinesas como a ZTE têm sido alvo de suspeitas crescentes no último ano, com os EUA (Estados Unidos da América), a Austrália, a Nova Zelândia e, mais recentemente, o Japão, a colocar restrições à adopção de Tecnologia destas empresas.

Entretanto, continua detida a directora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, apesar dos apelos a um Tribunal de Vancouver (no Canadá), para que fosse libertada sob fiança, alegando razões de saúde.

Ao mesmo tempo, Pequim aumentou a pressão sobre Otava e Washington para obter a libertação de Meng Wanzhou.

A filha do fundador do Huawei Group, o segundo maior do mundo em equipamentos para telemóveis e telecomunicações, já afirmou a disponibilidade para se sujeitar a rigorosas medidas de vigilância durante o processo.

A Justiça norte-americana pede a extradição da directora financeira, também vice-presidente da administração e filha do fundador da empresa, Ren Zhengfei, por suspeita de ter violado sanções de Washington impostas ao Irão.

PUB

PUB

PUB

To Top