O Presidente da República (PR), Evaristo Carvalho, seguiu, sábado, 8, para Marrocos e Portugal, no cumprimento de duas missões distintas, por um período de 20 dias.
De acordo com a Agência STP-Press – citando fonte da Presidência República -, em Marraquexe (Marrocos), o Chefe de Estado representa o País na Conferência do Pacto Global sobre as Migrações, numa organização do governo marroquino, com O apoio das Nações Unidas.
O Pacto Global para Migrações é o marco de cooperação mais abrangente já criado para a governação global dos fluxos de migração internacionais, que estabelece parâmetros para a actuação dos governos nos campos nacional, bilateral, regional e multilateral, dando directrizes para a actuação dos órgãos internacionais.
Em Portugal, Evaristo Carvalho testemunha a cerimónia de posse do novo secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O português Francisco Ribeiro Telles assumirá o Secretariado-Executivo da CPLP, nos próximos dois anos, a partir de 1 de Janeiro de 2019, sucedendo no cargo à são-tomense Maria do Carmo Silveira.
Criada há 22 anos, a CPLP tem, actualmente, nove Estados-membros-fundadores: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e Guiné Equatorial, cuja adesão aconteceu em 2014.