Após um fim-de-semana onde teve de “suar” para levar de vencida a armada do Salamansa (1-0), o Mindelense comanda isolado o Torneio de Abertura em São Vicente. A Académica ascendeu à segunda posição, após vencer o Derby por 2-1. A sexta e penúltima jornada da prova, que acontece no próximo fim-de-semana tem como destaque a partida Mindelense – Batuque.
Faltando duas jornadas por disputar, o Mindelense é líder isolado do Torneio de Abertura em São Vicente, com 11 pontos. No passado fim-de-semana, a equipa comandado por Rui Alberto Leite conseguiu um difícil triunfo por 1-0, frente ao Salamansa. O antigo internacional por Cabo Verde, Calú marcou o único tento da vitória do Mindelense sobre o Salamansa, quando estavam transcorridos 63 minutos. Na sequência de um pontapé de canto o trinco cabeceou para o fundo das redes do Salamansa.
Quem também teve que suar para vencer na 5a jornada foi a formação do SC Farense. Ante o Castilho, foi preciso esperar até os 82 minutos para que o avançado, Zezito pudesse desfazer o nulo a que o jogo estava sucumbido.
No domingo, a Académica venceu o Derby por 2-1 e ascendeu a segunda posição da prova, com menos um ponto que o Mindelense. O jogo começou da melhor forma para o Derby, que inaugurou o marcador aos 20 minutos, por intermédio de Sílvio. Na recta final da partida, Tony (77mn) restabeleceu a igualdade. A reviravolta foi consumada por Tchukim, aos 82 minutos.
O Batuque foi uma das equipas que facilitou nesta jornada, ante o modesto Corinthians. A equipa treinada por Bubista não foi além de um empate (1-1). Após um início avassalador, onde poderia ter marcado em várias ocasiões, o Batuque inaugurou o marcador por intermédio de Toy. Já na segunda parte, na conversão de uma penalidade, Maky restabeleceu a igualdade.
Contas feitas, o Mindelense comanda a prova com 11 pontos e é seguido por Académica (10), Farense (9), Derby (8), Batuque (8), Corinthians (4), Salamansa (3) e Castilho (0).
Jogo grande
Na jornada que arranca já este sábado, as atenções centram-se no jogo entre o Mindelense e o Batuque, equipas que no início da época disputaram a Supertaça Jorge Brito. Nesse anterior embate a sorte sorriu ao Batuque que conquistou o título nas grandes penalidades, após um nulo (1-1) no tempo regulamentar. Desta feita o contexto é outro, sendo que as duas equipas vêm de jornadas distintas. A partida Mindelense – Batuque está agendada para às 16 horas de sábado.
O outro jogo de destaque desta jornada vai ser disputado entre a Académica e o Farense, segundo e terceiro classificados, respectivamente. Separados por um ponto, ambas formações mostram-se engajadas em dar seguimento às vitórias alcançadas no passado fim-de-semana. Não há um claro favorito para este jogo que acontece no domingo às 14 horas.
O Derby procura reencontrar-se com as vitórias, depois do desaire ante a Académica. Nesta ronda os “Dragões da Praça-Estrela” medem forças com o Corinthians, equipa que este ano se estreou nas lides do primeiro escalão. O jogo marca o arranque da sexta jornada no sábado às 14 horas.
Castilho –Salamansa, encerra a jornada no domingo, às 16 horas. O Salamansa, apesar de apresentar boas performances ao nível da troca e posse de bola, tem pecado na finalização e é esse o seu grande problema até então. Já o Castilho ainda não se encontrou na prova. É a única equipa sem qualquer ponto até então.