O Palácio da Cultura Ildo Lobo recebe, neste sábado, 23, um concerto em homenagem a Ildo Lobo, pelas 19h, na fachada do edifício no Plateau.
O evento acontece por ocasião da data de nascimento do artista, 25 de novembro, e conta com as atuações do músico Nhelas Spencer e o grupo coral da Cesária Évora Academia de Artes (CEAA).
“Ildo Neves de Sousa Lobo” nasceu em 1953, em Pedra do Lume, na ilha do Sal, em Cabo Verde. Aos 17 anos Ildo Lobo veio viver para a cidade da Praia para frequentar o liceu (ensino secundário).
Em 1973, com apenas 19 anos, integra o Grupo “Os Tubarões” como vocalista. Até 1994 o grupo “Os Tubarões” editou álbuns na voz do Ildo Lobo com os temas “Tabanca”, “Pépé Lopi”, “Djonsinho Cabral”, “Tchon di Morgado”, “Tema para Dois”, “Os Tubarões ao Vivo” e “Porton de Nôs Ilha”. Em 1994, com a separação do grupo, Ildo Lobo iniciou uma carreira a solo.
Em 1996 grava o seu primeiro álbum, intitulado “Nôs Morna”, onde homenageia o pai. Em 2001, grava o seu segundo álbum “Intelectual” e em 2005 foi lançado o álbum póstuma “Incondicional”.
Ildo Lobo faleceu a 20 de outubro de 2004.