A fábrica de produção de azulejos de Santo Antão está a cumprir o papel para o qual foi instalada em 2017, retirando do ambiente os plásticos que proliferam por toda a ilha, segundo os mentores do projeto.
A unidade de produção de azulejos com base em reciclagem de plástico, que fica em Janela, Paul, foi instalada pela Fundação dos Amigos do Paul na Holanda, com o objectivo de, sobretudo, promover o ambiente através da reutilização dos plásticos deixados um pouco por toda a ilha.
Conforme a presidente dessa fundação, Maria Teresa Segredo, graças à fábrica, capaz de produzir cerca de 24 mil pedras de diferentes padrões por ano, consegue-se, “diariamente, retirar do ambiente grandes quantidades de plástico, transformando-os em azulejos, contribuindo assim no desenvolvimento de Cabo Verde”.
Este projecto, que custou quatro mil contos e que tem permitido a comercialização de azulejos “made in” Santo Antão no mercado local, além da sua importância para a economia de Santo Antão, tem tido também “um grande impacto” a nível ambiental, segundo a responsável.
A fábrica foi financiada pela Cooperação Holandesa, através da Universidade Tu Delf, em Roterdão.
Inforpress