O Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia 2019 (COJAP) reúne na cidade de Santa Maria, nesta quinta-feira (15), cerca de 54 países africanos, representados pelos Chefes de Missão que irão liderar as comitivas, para os respectivos jogos.
Este encontro tem como pressuposto informar e esclarecer os Chefes de Missão sobre todas as questões ligadas à organização destes Jogos, desde a logística, a alimentação, as modalidades, recintos desportivos, entre outras.
Os Jogos Africanos de Praia terão lugar na ilha do Sal de 14 a 23 de junho de 2019, com 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente: Atletismo, basquetebol 3X3, andebol de praia, futebol de praia, ténis de praia, voleibol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf e natação em águas abertas.
Estima-se que estarão no país cerca de 2000 pessoas ligadas aos Jogos entre atletas, dirigentes desportivos e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países do mundo.
Estes jogos estão sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), tendo Cabo Verde ganhado a candidatura para a organização dos mesmos.