PUB

Mundo

Quénia: Presidente quer país com “100% de energia verde” até 2020

O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, acredita que o aumento do investimento em energias renováveis no país poderá permitir uma transição total para a “energia verde” até 2020.

“O nosso objectivo é atingir uma suficiência energética de energia verde de 100% até 2020. Faremos isso enquanto asseguramos à população um acesso de 100% à rede elétrica”, disse Kenyatta.

Actualmente, a rede elétrica do Quénia cobre 60% da população do país.

No domingo, durante a sua participação numa mesa-redonda no Fórum da Paz de Paris (na França), juntamente com os presidentes do Djibouti, Omar Guelleh, e do Congo, Denis Sassou Nguesso, o chefe de Estado do Quénia considerou que o investimento nas energias renováveis não é apenas uma despesa, mas sim uma hipótese para “imensas oportunidades para o crescimento financeiro e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.

O Presidente queniano lançou, ainda, o repto aos países mais industrializados para o apoio aos investimentos em energia verde em África.

Segundo Kenyatta, este apoio “permitiria mitigar e até reverter os efeitos das alterações climáticas ao mesmo tempo que cria postos de trabalho e oportunidades para fortalecer a segurança e estabilidade no continente e no mundo”.

Uhuru Kenyatta observou que, embora os países africanos não sejam dos maiores emissores de gases de efeito de estufa, são dos que mais sofrem com as alterações climáticas.

PUB

PUB

PUB

To Top