O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar entre quinta e sexta-feira, 15 e 16, na 26.ª Cimeira Ibero-Americana, na cidade histórica de Antigua, na Guatemala, que tem como tema central o desenvolvimento sustentável.
Este será o segundo encontro de chefes de Estado e de Governo da Comunidade Ibero-Americana em que Marcelo Rebelo de Sousa estará presente, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que representará o Executivo português.
Já confirmaram a sua presença na Cimeira de Antigua, com o lema: “Uma Ibero-América Próspera, Inclusiva e Sustentável”, os chefes de Estado de Andorra, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Portugal, além do anfitrião da Guatemala.
Espanha estará representada pelo Rei Felipe VI e também pelo chefe do Governo, Pedro Sánchez.
Nas anteriores cimeiras, Portugal tem, igualmente, estado representado pelos chefes de Estado e de Governo. O PR, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, estiveram juntos na anterior Cimeira, em Cartagena das Índias, na Colômbia, em 2016.
A Comunidade Ibero-Americana é composta por 22 países, dos quais três europeus: Portugal, Espanha e Andorra; e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.
A primeira Cimeira desta Comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, México. Os encontros repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser de dois em dois anos.