DEMOCRACIA
Regionalização pode custar mais de três milhões de contos
O Governo tem dito que a regionalização deverá custar ao país de 300 mil a 450 mil contos. Mas, contas feitas, ao que tudo indica, essa verba destina-se apenas à instalação das dez regiões administrativas que a proposta do Executivo prevê criar. Outras contas indicam que os custos anuais da regionalização poderão ascender, na verdade, a três milhões de contos por ano.
POLÉMICA NA OAC
Advogados pedem demissão da Bastonária
A Bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), Sofia de Oliveira Lima, está a ser contestada e criticada por ter assinado um contrato de prestação de “assessoria jurídica” ao Governo, por via do ministro Fernando Elísio Freire. Em causa está a suposta violação do artigo 20º dos estatutos da OACV. Alguns juristas e advogados pedem a demissão da Bastonária. A visada refuta as críticas e apoiantes seus falam em “inveja”.
SÃO NICOLAU
Geólogo quer “reactivar” Projecto de Geopark
João Duarte é um geólogo português, com raízes em São Nicolau, que há vários anos vem tentando pôr de pé o Dragoeiro Aspiring Geopark. Um projecto que esteve em curso durante a gestão do antigo autarca da Ribeira Brava, Américo Nascimento, mas que ficou “parado”, com a mudança política. Agora, quer reactivar o empreendimento e apela ao engajamento do poder local e central, tendo em conta a importância do mesmo, que ambiciona integrar a Rede Mundial de Geoparques, da UNESCO.
FIC’2018 COM LOTAÇÃO ESGOTADA
130 expositores confirmados e 20 empresas em fila de espera
A procura pela Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) deste ano está a superar todas as expectativas. O certame acontece na próxima semana, de quarta a domingo (14 a 18), na cidade da Praia, e já tem lotação esgotada. Além dos 130 expositores, espalhados por 220 stands, há vinte empresas em fila de espera.
CIDADE DE ASSOMADA
Pedonal ganha nome de António Mascarenhas Monteiro
A Rua Pedonal da Cidade da Assomada, no concelho de Santa Catarina (no interior de Santiago) recebe, este sábado, 17, o nome do antigo Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro. Esta é uma das formas que a Câmara Municipal encontrou para homenagear aquele filho do concelho, o primeiro chefe de Estado de Cabo Verde eleito democraticamente.
MÚSICA
Lura em novo momento
“Alguém di alguém” é o nome do novo EP da cantora Lura. O trabalho conta com três músicas, incluindo o tema “Nina”, dedicado à filha, e foi lançado recentemente nas plataformas digitais. O single “Alguém di alguém”, que dá nome ao EP, é um hino ao amor próprio e respeito pelo próximo.
-Encontra, também, nesta Edição nº 584 – que já está bancas -, o já habitual Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de Ricardino Neves; e a Coluna de Filinto Elísio.