PUB

Mundo

Portugal: Parlamento formaliza Sessão Extraordinária de Boas-Vindas ao PR de Angola

A Assembleia da República (Parlamento) confirma a realização de uma Sessão Extraordinária de Boas-Vindas ao Presidente de Angola, João Lourenço, para a tarde do dia 22 de Novembro, que não mereceu objecções de quaisquer partidos.

De acordo com o porta-voz da conferência de líderes, o social-democrata Duarte Pacheco, “ninguém se pronunciou” depois de ter sido feito o anúncio da sessão, que, à semelhança de outras no passado, apenas deverá ter dois discursos: o do convidado, João Lourenço, e o do presidente da Assembleia da República (AR), Ferro Rodrigues.

Questionado pela Lusa sobre o critério que levou a este convite ao Chefe de Estado de Angola — que não se repete em todas as visitas presenciais a Portugal -, Duarte Pacheco remeteu para uma concertação entre a Presidência da República, Presidência da AR e Governo, que normalmente têm em conta o critério da reciprocidade.

O último Chefe de Estado a discursar na AR foi o Rei de Espanha, Filipe VI, em 30 de Novembro de 2016.

A lista de chefes de Estado estrangeiros a discursar em sessões solenes no Parlamento português, em Democracia, tem privilegiado as relações lusófonas, com o antigo Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e o antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano a bisarem a honra.

A Assembleia da República também realizou uma Sessão Solene de Boas-Vindas ao pai de Filipe VI, o Rei Juan Carlos, durante uma visita a Portugal, em 2000.

De acordo com a informação da AR enviada à Lusa em 2016, a lista inclui, também, o Presidente francês, Jacques Chirac, em 1999, no mesmo ano, o Presidente do Conselho Nacional da Resistência Timorense, Xanana Gusmão, que ainda não era Chefe de Estado, o Presidente da República de Itália, Carlo Azeglio Ciampi, em 2001, e o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.

Fernando Henrique Cardoso (do Brasil) discursou, em 1995 e em 2000, e Joaquim Chissano em 1999 e 2004.

Antes de Filipe VI, o último Chefe de Estado estrangeiro a falar numa Sessão Solene no Parlamento tinha sido o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, em 2010.

O Presidente de Angola, João Lourenço, realiza entre 22 e 24 de Novembro, uma visita a Portugal, que inclui no primeiro dia uma Sessão no Parlamento e uma cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos – confirmou na segunda-feira, 5, fonte da Casa Civil da Presidência angolana.

O resto do programa será divulgado dias antes da visita.

PUB

PUB

PUB

To Top