PUB

Sociedade

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Rubéola

Enquadrado na Estratégia Global e Nacional de Eliminação do Sarampo e da Rubéola até o 2020, o Ministério da Saúde e da Segurança Social / Direção Nacional de Saúde, através do Programa Alargado de Vacinação (PAV) realiza de 7 a 13 de novembro 2018, uma Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Rubéola, visando abranger todas as crianças com idade entre os 9 meses aos 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A campanha tem por objetivo contribuir para eliminação do sarampo em Cabo Verde e na Região Africana, bem como a interrupção da transmissão do vírus da rubéola congénita. Para tal, o Ministério da Saúde e da Segurança Social pretende vacinar mais de 95% da população alvo.

A vacinação será feita nas estruturas de saúde, jardins infantis e outros postos de vacinação previamente identificados.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus que provocam febre alta, manchas avermelhadas na pele e é transmitida através de gotículas de saliva, tosse e espirros.

A Rubéola também é uma doença altamente contagiosa causada por vírus e provoca febre, manchas avermelhadas na pele e é ainda caracterizada pelo aparecimento de gânglios/caroços na pele posterior ao pescoço. Ela se transmite através de gotículas de saliva, tosse e espirros.

De realçar que esta campanha nacional conta com o apoio do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), da Organização Mundial da Saúde e da UNICEF.

A cerimónia de abertura oficial da referida campanha terá lugar hoje, 7, na cidade da Praia.

PUB

PUB

PUB

To Top