Representantes da Câmara Municipal da Praia e do PNUD, através do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030 em Cabo Verde, participam no II Fórum sobre Violências Urbanas e Educação para a convivência e a Paz, que decorre na cidade de Madrid, Espanha, de 5 a 8 de Novembro de 2018.
O evento internacional que reúne líderes da cidade de Madrid, organizações e redes internacionais, meio académico, Organizações não Governamentais e a sociedade civil tem como objetivo, debater, refletir e encontrar soluções comuns para promover ambientes urbanos inclusivos capazes de eliminar as expressões de violência.
A participação da cidade de Praia está ligada ao Projeto de Localização dos ODS – Promovendo Cidades Seguras e de Paz, que nasceu do protocolo assinado entre o Ayuntamento de Madrid e a Iniciativa PNUD Art.
O Município da Praia fará ainda uma apresentação da sua experiência no que tange à temática das Desigualdades Urbanas, no Processo de Localização dos ODS e ainda participará na sessão de trabalho – Projeto Localização dos ODS Promovendo Cidades Seguras e de Paz.
Durante a mesma deslocação uma parte da equipa de Cabo Verde participará, na cidade de Sevilha, numa missão de seguimento dos acordos FAMSI, Cidade de Sevilha e Junta de Andaluzia com os municípios piloto do Programa Plataformas para o Desenvolvimento Local e os Objetivos 2030.
A missão de Sevilha terá como finalidade fazer o seguimento dos acordos assinados entre as entidades locais andaluzas e os municípios piloto de Cabo Verde no quadro do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030.
De recordar que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ayuntamento de Madrid, assinaram um protocolo que tem como objetivo principal a consolidação de iniciativas urbanas que permitam impulsar um desenvolvimento inclusivo e governança local, assim como a paz e a convivência no marco da localização dos ODS.
Deste modo, as cidades de la Paz, Praia, Montevideo e Sucre uniram-se em rede e fazem parte deste projeto de localização dos ODS, com o fim de avançar com a Agenda 2030, com foco na participação cidadã e de diálogo com o propósito de fomentar a construção de cidades inclusivas.