PUB

Economia

Angola promete regresso dos voos entre Sal e Luanda até final do ano

“Vamos dedicar o dia à atividade da aviação civil e transporte aéreo, ligações entre Luanda-Sal ou [Luanda-]Praia e eventualmente equacionar outros destinos para, a partir daqui, materializarmos a visão que nos foi agora transmitida pelo primeiro-ministro [cabo-verdiano] de transformar Cabo Verde num hup (plataforma) de transportes”, referiu.

A acompanhar o ministro angolano está o presidente da comissão executiva da companhia aérea angolana que irá trabalhar com a transportadora aérea de Cabo Verde no sentido de “garantir que, antes do final do ano, haja alguma ligação para Cabo Verde a partir de Angola”.

“Vai depender de questões de viabilidade e sustentabilidade da operação. Estamos a estudar as diferentes oportunidades que possam existir a nível da ligação de Luanda para Cabo Verde e depois, a partir daqui, podermos operar outros destinos, garantindo sustentabilidade e não interrupções num serviço que pretendemos consistente”, adiantou.

O ministro adiantou ainda que os transportes marítimos são “outra área muito interessante” da cooperação entre os dois países que precisam de “materializar”.

“As distâncias são outras, as questões são outras, temos oportunidades de poder trabalhar ao nível das mercadorias e depois, eventualmente, ao nível dos passageiros”, disse.

Para o ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima cabo-verdiano, José da Silva Gonçalves, esta visita do congénere angolano irá “redinamizar” o que tem sido “uma relação muito profícua em várias áreas”.

Recordando que no passado existiram ligações aéreas entre Luanda e a Praia, em Cabo Verde, com paragem em São Tomé, José da Silva Gonçalves sublinhou que o figurino hoje é outro e novas as perspetivas, nomeadamente desde a criação do hub aéreo da ilha do Sal.

“A boa vontade sempre existiu de estreitar os laços entre os nossos países, mas faltava o suporte económico e financeiro, através de passageiros em número suficiente”, declarou.

Para já, o que está previsto é uma ligação aérea entre Luanda e o Sal, mas o ministro revelou que serão exploradas outras oportunidades.

“A prioridade é o Sal, este é que está a ser equacionado”, afirmou, adiantando que poderá mais tarde chegar à capital (Praia).

Durante a visita do ministro angolano será assinado um memorando de entendimento nos domínios dos transportes aéreos e marítimos para “definir e consolidar a cooperação nestes setores estratégicos para os dois países”.

O memorando “preconiza as áreas específicas e as formas de cooperação em prol do desenvolvimento de programas, projetos e ações concretos nos domínios dos transportes aéreos e marítimos”.

Os programas deverão ser desenvolvidos por “entidades e instituições específicas de cada um dos países, com o objetivo de definir e consolidar a cooperação nestes dois setores estratégicos para os dois países”.  

PUB

PUB

PUB

To Top