PUB

Mundo

Moçambique: Restrições no abastecimento de água a Maputo continuam em 2019

As restrições no abastecimento de água a Maputo (Capital moçambicana) e arredores, com a água a correr só durante parte do dia, devem continuar até finais de 2019.

“A província e cidade de Maputo poderão continuar com restrições no abastecimento de água, pelo menos, até finais de 2019, caso se confirmem as previsões” que apontam para possibilidade de precipitação abaixo do normal na próxima época chuvosa, que arranca em Novembro, indicou Agostinho Vilanculos, dirigente do Instituto Nacional de Gestão Hídrica.

Ainda assim, as perspectivas são positivas, tendo em conta que, em 2019, Maputo beneficiará de uma ligação ao rio Movene e da reabilitação da Barragem de Corumana, já em curso, para aumento da capacidade de armazenamento.

Maputo e arredores sofrem com insuficiência da água na Barragem dos Pequenos Libombos, devido à baixa precipitação na época chuvosa 2017/2018, que se seguiu a uma seca prolongada no ano anterior.

Na época de restrições mais apertadas, entre Fevereiro e Abril, a água era disponibilizada apenas durante algumas horas em dias alternados.

Ainda no que respeita à próxima época, prevêem-se chuvas acima da média no Centro e Norte daquele País Lusófono da África Oriental.

PUB

PUB

PUB

To Top