Saúde

França: Cientistas descobrem injecção que trata tumores digestivos

Uma equipa de cientistas franceses conseguiu tratar tumores digestivos pós-cirúrgicos num porco com sucesso, através de uma injecção local, e agora vai estender os testes aos seres humanos.

“O estudo revela que a injecção local, em forma de gel, nas bolhas fecha os tumores digestivos em 100% dos casos”, explicou, em comunicado, o Centro Nacional de Pesquisa Científica de França (CNRS).

Este método de inserção é o “mais simples, mais seguro e mais eficaz” do que os actuais, assegurou.

De acordo com o CNRS, essas bolhas são partículas membranosas que são libertadas por células que têm múltiplas propriedades terapêuticas e contribuem para combater doenças como a de Crohn.

“As bolhas não se dividem e limitam o risco de desenvolver cancro, além disso, já demonstraram o seu potencial terapêutico em animais, na regeneração de danos no coração, fígado ou rim”, disse um investigador.

Os testes foram realizados num animal suíno no Laboratório de Materiais e Sistemas Complexos do CNRS e na Universidade Paris Diderot, no Departamento Digestivo do Hospital Europeu “Georges Pompidou”, na capital francesa.