PUB

Mundo

Portugal e China ultimam Memorando de Entendimento

Portugal e a China estão a ultimar um Memorando de Entendimento no âmbito da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, centrada no investimento de infra-estruturas.

O  anúncio foi feito em Macau, sábado, 20, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português,

Augusto Santos Silva, que, contudo, não adiantou se este Memorando pode vir a ser assinado durante a visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal, anunciada para 4 e 5 de Dezembro, sendo que mais de três dezenas de Estados já assinaram acordos de cooperação relevantes com a China, no quadro deste Projecto.

Em Macau, onde realiza uma visita oficial, o governante sublinhou o interesse de Portugal em contribuir na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, proposta em 2013 pelo Presidente chinês e que tem como objectivo reforçar as ligações e dinamizar o comércio entre várias economias da Ásia, do Médio Oriente, da Europa e de África, através do investimento em infraestruturas.

Santos Silva destacou a importância do Porto de Sines (em Portugal), que considera estratégico do ponto de vista de ligação aos continentes africano, americano e da conectividade euro-asiática, num momento em que o Governo português se prepara para lançar um concurso internacional que garanta o alargamento do terminal de contentores, actualmente gerido por uma empresa de Singapura.

As importações intermediadas pelos portos comerciais do Continente português atingiram, em 2017, um valor recorde, destacando-se o contributo do Porto de Sines, com uma quota de 56,1 por cento (%), e registando uma evolução média anual de 9,4% nos últimos cinco anos.

PUB

PUB

PUB

To Top