PUB

Cultura

São Vicente: Abraão Vicente preside cerimónia de abertura da 2ª edição da Morabeza –Festa do Livro

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, preside a cerimónia de abertura da segunda edição da Morabeza – Festa do Livro. O acto decorre no Centro Cultural do Mindelo  na tarde desta sexta-feira (19).

A feira acontece de 19 a 28 do corrente, período durante o qual São Vicente recebe uma programação em torno da Micadinaia de João Vário, recuperando o património literário da ilha.

Trata-se de uma organização conjunta do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e da Biblioteca Nacional de Cabo Verde. Cerca de 40 convidados participam em mesas de debate, entrevistas de vida, apresentações de livros e acções de formação, entre outros momentos de programação.

A presente edição da Morabeza convida a um regresso a Micadinaia, o universo literário do poeta João Vário, com o propósito de discutir a literatura cabo-verdiana e o seu futuro.

Nesta segunda edição, a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde destaca-se como ponto de encontro entre África, Europa e América e as suas literaturas. Tal reflecte-se no seu painel de convidados, mas também nas parcerias estabelecidas com outros festivais — Festival de la Palabra (Porto Rico e Nova Iorque), LeV — Literatura em Viagem (Matosinhos), Rota das Letras (Macau) e Tinto no Branco (Viseu) —, através das quais a Morabeza se afirma num circuito internacional de eventos literários.

A Morabeza não esquece o seu compromisso com o talento cabo-verdiano: para além de acções de formação em torno do meio editorial, do livro e da criação literária, o evento contará com sessões dirigidas ao público escolar e universitário de São Vicente, que constituem momentos privilegiados para o encontro entre os alunos e os escritores.

Entre 19 e 28 de outubro, o Centro Cultural do Mindelo contará com uma feira do livro. Com mais de 2000 livros a 500 escudos, esta será uma feira de preço baixo, sem esquecer, no entanto, os títulos dos convidados do evento.

Durante a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, será ainda anunciado o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Arnaldo França. Esta é uma iniciativa conjunta da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e da Imprensa Nacional de Cabo Verde, com o objectivo de promover o talento literário cabo-verdiano com a edição da obra vencedora em Portugal e Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top