A Federação Cabo-verdiana de Esgrima, instituída em finais de Agosto, vai ser oficialmente apresentada na próxima segunda-feira (22), na cidade da Praia. O organismo é presidido pelo tenente, Isaías, e tem como vice-presidente Maria Silva.
Segundo escreve a Agência de Notícias Inforpress, a reunião constitutiva da criação da Federação Cabo-verdiana de Esgrima realizou-se na sede das Forças Armadas, onde foi materializado este projecto que vem sendo alinhavado desde 2017.
A Federação Italiana de Esgrima esteve na dianteira da formação de instrutores cabo-verdianos deste desporto olímpico neste país europeu, numa acção de formação que culminou com a doação da federação italiana da modalidade dos primeiros equipamentos para a prática desta modalidade desportiva em Cabo Verde.
Esta modalidade em Cabo Verde tem a sua base nas Forças Armadas, já que em regra geral esta disciplina afigura-se como uma modalidade praticada, na sua generalidade por soldados.
A mais nova federação nacional, de acordo com a vice-presidente da direcção, Maria Silva, terá o apoio inicial da Associação de Amizade Itália- Cabo-Verde, Kriol-Itá, e da Federação Italiana de Esgrima, sobretudo em termos de materiais, equipamentos e suporte técnico.