PUB

Sociedade

Uni-CV está a negociar com instituições para recuperar dívida de 150 mil contos

A informação foi avançada ontem à imprensa pela reitora da Uni-CV, Judite Nascimento, aquando da visita do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, às instalações da universidade pública, na Cidade da Praia.

Judite Nascimento reiterou que a sua equipa está a reforçar, igualmente a negociação com os estudantes e que neste momento tem aberto um período de ajuste por forma a recuperar os estudantes que ainda não se inscreveram para o presente ano lectivo, para, ao mesmo tempo, conseguir arrecadar parte dos recursos deste ano.

Considera que o financiamento do ensino superior passa por uma política que seja sustentável e, sobretudo, que consiga, a partir de um diagnóstico forte, junto das instituições de ensino superior e das universidades, compreender e desenhar as estratégias que permitam a perenidade e a sustentabilidade do sistema.

“As instituições de ensino superior cabo-verdianas são fortes e já demonstraram isto. A universidade pública também é muito forte e muito robusta. Necessitamos, precisamente, que haja uma política consistente para o ensino superior”, reafirmou Judite Nascimento, manifestando o desejo de debater, “objectivamente, a questão do tipo de bolsar a serem negociados para os estudantes”.

Isto por acreditar que deve haver “bolsas de mérito, mérito cívico, mas também bolsas e apoios sociais”, ao mesmo tempo que considera que a gestão do ensino superior com base nos resultados podem ser a melhor forma, porquanto, permite medir o crescimento e a evolução.

A universidade pública, segundo a sua reitora, está determinada a debruçar-se sobre valores exactos, da elevada taxa do abandono dos estudantes por cada ano lectivo no ensino superior.

A Uni-CV recebeu esta manhã o Presidente da República no âmbito da sua visita às instituições de ensino superior, para tomar o pulsar sobre o funcionamento, financiamento e sustentabilidade do ensino superior em Cabo Verde.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top